Você sabe o que significa Pedagogia? Infelizmente, apesar de ser uma área do conhecimento bem popularizada e atemporal, nem todos sabem ao certo o que é. Então vamos tirar as principais dúvidas dos leitores!
Se você é professor, estudante de pedagogia ou simplesmente leigo e deseja buscar informações sobre a pedagogia, então chegou ao lugar certo! Certamente, aqui você vai agregar mais conhecimentos ou ressignificar os que já possui, porque neste artigo, você encontrará informações importantíssimas sobre a pedagogia. Além disso, o mesmo apresentará dicas de livros para ajudá-lo a refletir sobre a prática docente.
Portanto, o convidamos a realizar uma breve leitura deste post, escrito de forma simples, mas baseado no conhecimento científico-acadêmico de pedagogos da Equipe do site Como Gabaritar.
Boa leitura!
O que significa pedagogia?
A pedagogia é a ciência da prática educativa, que tem como objetos de estudo a educação, os processos de ensino e a aprendizagem. Além disso, tudo aquilo que diz respeito à questão de como as pessoas se relacionam com a educação.
Desse modo, a pedagogia se preocupa como o educando aprende, desenvolvendo, assim, estratégias, métodos e técnicas de ensino para compreender a educação para este. Ademais, a pedagogia serve não só exclusivamente, na sala de aula, mas da administração escolar e condução de assuntos educacionais em um determinado contexto escolar ou gestacional.
Perceberam o quanto o significado de pedagogia pode ser amplo? Pois bem, a pedagogia é uma ciência que prepara o profissional para a prática educativa em todo e qualquer contexto que ela esteja presente. Se você deseja saber mais a respeito do profissional que tem formação em pedagogia? Então confira a seguir qual é o papel do pedagogo.
Qual o papel do pedagogo?
Antes de tudo, entenda que o pedagogo tem uma função reflexiva, investigativa, portanto, científica do processo educativo, que vai desde o político até a técnica. Ademais ele é aquele que conduz o aluno à aprendizagem mas, além disso, o pedagogo é um agente de transformação social.
Com o propósito de fazê-lo entender ainda mais como vem atuando os pedagogos ao longo dos tempos, iremos adiante apresentar as tendências pedagógicas no Brasil. Por isso, veja também o que significa tendências pedagógicas e quais seus principais exemplos adotados nas escolas brasileiras.
O que são tendências pedagógicas brasileiras? Principais exemplos!
Na pedagogia temos diversas tendências de abordagem, elas são um conjunto de pensamentos de filósofo e autores a respeito da educação e como ela é compartilhada.
Conforme o professor, pedagogo e filósofo brasileiro Saviani (1997), assim, como Libâneo (1990), intelectual, educador e escritor brasileiro nos mostram que essas principais tendências pedagógicas se dividem em duas linhas de pensamento pedagógicos, sendo elas:
Liberal
As tendências pedagógicas liberais, subdividem-se em quatro. Confira!
- Tradicional;
- Liberal renovada progressiva;
- Renovada não-diretiva; e
- Tecnicista.
Progressista
Por outro lado, temos as tendências progressistas, as quais são divididas em três. Veja a seguir!
- Libertadora;
- Libertária; e
- Histórica-crítica.
Vimos até aqui quais são as duas categorias de tendências pedagógicas, então vamos conhecer uma síntese de cada uma delas. Então preste atenção!
1.Pedagogia tradicional
A mais antiga é a tradicional, surgiu ainda no período dos Jesuítas em 1549 e ficou ainda sendo aplicada até o século XX.
O professor nessa tendência é visto como a figura central e o aluno apenas como um receptor do conhecimento. A base metodológica dessa tendência é a memorização do conhecimento intelectual. O representante dessa tendência é o filósofo Johann Friedrich Herbard.
2.Tendência liberal renovada
A tendência liberal renovada (Escola Nova / pragmática) surgiu no Brasil por volta dos anos de 20 e 30. John Dewey é um dos principais nomes representativos dessa tendência, para ele o ensino deveria ser pela ação e não pela instrução. Desse modo, o filósofo norte-americano influenciou a elite brasileira com o movimento da Escola Nova. Nesse caso, o professor assume um papel de elaborar situações desafiadoras de aprendizagem e atende as necessidades individuais dos alunos. Assim, foi por meio da ideia de renovar o ensino que a sua metodologia consistiu na busca e prática de experimentos e pesquisas.
3.Tendência liberal renovada não-diretiva
A tendência liberal renovada não-diretiva que foi inspirada em Carl Rogers, a mesma foi capaz de trazer a psicologia para dentro do processo educativo. Saiba que sua origem foi na Europa e América do Norte.
Segundo Silva (2018) essa tendência é mais preocupada com os problemas psicológicos do que com os pedagógicos ou sociais. Isto é existe na tendência liberal renovada não-diretiva uma maior preocupação com o aluno tanto no que diz respeito ao desenvolvimento da personalidade quanto com o seu autoconhecimento e sua realização pessoal. Assim, para que tal propósito seja efetivado, o professor é quem conduz o estudante no processo de aprendizagem, todavia com o mínimo de interferência possível.
4.Tendência tecnicista
De acordo com Silva (2018) a tendência tecnicista tem o objetivo de programar o modelo empresarial na escola e atender aos interesses da sociedade e sistema capitalista.
Desse modo, tem o objetivo de proporcionar o aperfeiçoamento de indivíduos para o mercado de trabalho. Assim, a tendência tecnicista vai seguindo as mudanças da tecnologia comportamental, mas sem nenhuma preocupação com as mudanças sociais.
5.Tendência pedagógica progressistas
Como vimos as tendências progressistas são divididas em três, então veja de forma resumida e simples cada uma delas.
5.1 Progressiva libertadora
A tendência pedagógica progressiva libertadora é resultante dos movimentos de educação popular e tem como o seu pensador Paulo Freire. Ocorridos entre o final da década de 70 e começo de 80, assim nesse contexto confrontava-se com o autoritarismo e a dominação social e política.
5.2 Progressiva libertária
Na progressiva libertária teve como fundamento principal realizar modificações institucionais. Haja vista, ela defende a estimulação e a participação em grupos e movimentos sociais. Desse modo, a metodologia da progressista libertária é a própria autogestão, tornando o interesse pedagógico intrínseco às necessidades e interesses do grupo.
5.3 Progressiva crítica social dos conteúdos ou histórica-crítica
Já a progressiva crítica social dos conteúdos ou histórica-crítica, defende que a função social e política da escola deve se assegurar, através do trabalho com conhecimentos sistematizados. Por isso, houve a inserção nas escolas, das classes populares, garantindo as condições para uma afetiva participação nas lutas sociais, seu principal pensador brasileiro é o Saviane (1997).
Quem é o patrono da educação brasileira?
Vale dizer, que as diversas áreas da ciência e do conhecimento sempre tem um teórico, ou seja, aquele que denominamos pai, que trouxe uma contribuição universal, que inclusive, ultrapassa o período de estudo e descoberta do seu próprio tempo. Estes são aqueles que defendem uma causa e um ponto de vista.
Desse modo, no Brasil temos um teórico de grande influência para a educação em termos gerais: o educador e filósofo pernambucano Paulo Freire (1921–1997), ele é reconhecido como patrono da educação brasileira, em 2012, quando foi sancionada a Lei 12.612.
É possível que muitos se perguntem: por que Paulo Freire recebeu tal honraria? Esse mérito é devido ao seu engajamento e atuação por uma educação que colocou sempre no centro da pedagogia o direito a uma educação emancipatória.
Listas dos principais pensadores da pedagogia?
Além dele, segue uma lista dos principais pensadores para a pedagogia:
- Jean-Jacques Rousseau;
- Paulo Freire;
- John Dewey;
- Lev Vygotsky;
- Jean Piaget;
- Maria Montessori, entre outros.
Você já leu algum desses teóricos? Se ainda não, aproveite para conhecer e gabarite a prova de pedagogia ou no seu Trabalho de Conclusão de Curso-TCC. Veja também algumas sugestões de livros para quem faz faculdade de pedagogia.
Dicas de livros para quem faz faculdade de pedagogia
Para aqueles que se interessam por pedagogia, fará o curso ou para quem faz faculdade segue uma lista de bons livros para aprofundar nesta área científica:
- “Pedagogia do Oprimido”, de Paulo Freire;
- “Conversas com Quem Gosta do Ensinar”, do doutor Rubem Alves;
- “Quando ninguém educa”, de Ronai Rocha;
- “Educar na Esperança em Tempos de desencanto”, dos autores Pablo Gentili e Chico Alencar;
- “Quem Ama, Educa”, de Içami Tiba;
- “As Cem Linguagens da Criança”, de Carolyn Edward, Lella Grandini e George Forman;
- “Novos Rumos para a Educação”, de Huberto Rohden.
Pedagogos que lançaram livros recentemente
Todos os anos surgem novas obras no meio acadêmico, fica até difícil saber da existência de todas. Assim, se você deseja bons livros contemporâneos de pedagogia para leitura e reflexão, confira dois dos inúmeros que encontramos.
- Livro: FORMAÇÃO DOCENTE: 4 TEMAS NUMA PERSPECTIVA MULTIDISCIPLINAR, das autoras: Flávia Pereira, Katty Silva, Lucimar Santos e Indianara Cavalcante. Quer saber mais informações sobre essa valiosíssima obra? Então visite a Editora índica. Assim, lá você encontrará mais informações cedidas pelas autoras.
- Livro: A Renda Fundiária na transposição do Rio São Francisco, da autora Maria José de Melo. Essa obra é importante para a Sociologia da Educação, já que mediante a Teoria da Renda Fundiária de Karl Max, a escritora traz uma grande reflexão para pedagogos, geógrafos e a sociedade em geral sobre o projeto de transposição. Afinal, veio realmente para acabar com “a sede do povo sertanejo”? Para saber mais sobre o livro, visite a Editora índica!!
É importante ressaltar que sugerimos a leitura destas obras escritas pelas educadoras contemporâneas citadas por se tratar de temas relevantes para a educação, principalmente, para quem deseja estudar pedagogia.
O que vou aprender no curso de graduação em Pedagogia?
No curso de Pedagogia você estuda conteúdos de diversas áreas que são importantes para a formação humana, além de preparar o profissional para o mercado de trabalho.
Os conteúdos que serão aprendidos durante o curso vão desde a estrutura e organização do sistema educacional, psicologia da educação, sociologia da educação, gerenciamento da educação, didática, alfabetização e letramento. Além da didática do ensino das matérias da educação básica:
- Legislação Educacional: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, conhecida pela sigla LDB;
- Documentos normativos: Um grande exemplo é a Base Nacional Comum Curricular;
- Língua portuguesa;
- Matemática;
- Estudos Sociais;
- Ciências;
- Literatura infantil;
- Filosofia da educação;
- Técnicas de avaliação e aprendizagem, entre outras.
Quanto ganha um pedagogo?
Quanto ao salário de um pedagogo pode variar conforme uma série de fatores, os profissionais recém-formados e que estão atualmente no setor privado costumam não conseguir bons salários iniciais. Geralmente, recebem próximo ao salário mínimo e, com o tempo, devido às suas experiências e com as especializações, mestrados e doutorados concluídos, obtêm salários maiores.
Já para os profissionais da área pública, a situação costuma ser um pouco diferente, assim, eles recebem geralmente, mais. É importante ressaltar que o salário do professor pode variar conforme a região e a esfera de poder (estadual e municipal).
Sendo assim, a faixa salarial ou piso salarial do professor em 2022, conforme a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) de todo o Brasil, o pedagogo pode chegar a ganhar R$2.100,00, com o teto de R$5.437, sendo que R$2.427,09 é a média. Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), o profissional de pedagogia recém-formado ganha em torno de R$2.738,21 mensais para uma jornada em média de 34 horas semanais. O salário em pedagogia de um profissional concursado na rede pública pode ser em média até 30% maior do que um profissional que trabalha na rede privada, segundo o portal Stoodi, que integra o ecossistema de ‘startups’ da Kroton.
Quais as possíveis áreas de atuação para quem se forma em Pedagogia?
A pedagogia é um curso superior que tem como finalidade a formação do pedagogo, um profissional capacitado para atuar diretamente, na educação infantil (pré-escola) e nos primeiros 5 anos do Ensino Fundamental I, mas não exclusivamente, ele também, pode assumir disciplinas em outros níveis.
Seguem as áreas onde o pedagogo pode trabalhar:
- Em secretarias de ensino;
- Coordenadoria de escolas;
- Educação Especial;
- Educação do Campo;
- Psicopedagogia;
- Consultoria na elaboração de material didático;
- Educação de Jovens e Adultos;
- Educação Infantil seja da pré-escola ao Ensino Fundamental I;
- Pedagogia hospitalar.
Vale a pena estudar pedagogia?
A pedagogia é um curso muito importante para quem deseja ser professor geralmente, pois, é uma formação que possibilita você entender as formas de aprendizagem, técnicas e organização escolar. Felizmente, apesar disso, uma pessoa que seja formada em pedagogia pode atuar em diferentes cargos e funções.
Certamente para quem deseja seguir uma carreira na área da educação, cursar pedagogia é algo muito visado e procurado. Inclusive é um dos cursos mais procurados nos processos seletivos, pois, possibilita uma carreira de conquistas progressivas para a pessoa, quando esta vai concretizando todas as etapas da sua formação (graduação, especialização, mestrado e doutorado), e esse crescimento se dará tanto em cargos quanto e ganhos financeiros.
Conclusão
A pedagogia, portanto, é um curso que prepara um profissional capaz de compreender e colaborar para o desenvolvimento da educação brasileira. O compromisso desta perpassa o processo de ensino-aprendizagem. Isto é, não é vivenciado somente dentro de uma escola, mas em qualquer setor da sociedade. Portanto, seja com a educação formal ou informal: elas caminham juntas e fazem parte da formação humana para a transformação social.
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Bons estudos!
Veja também: Como Gabaritar Ciências Humanas no Enem. Ciências Humanas e Suas Tecnologias no Enem.