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Diferença entre Pedagogia e Andragogia

Diferença entre pedagogia e andragogia

Você sabe qual a diferença entre a Pedagogia e a Andragogia? Acredito que o termo Pedagogia lhe soa familiar, mas que Andragogia nem tanto. Vamos entender o significado de cada uma delas.

Vivemos numa sociedade plural, onde a diversidade exige do profissional diferentes especializações para atender as demandas. Que tipo de formação deve ter o pedagogo e o andragogo? A que público ambos atendem?

Para descobrir as respostas a essas perguntas, leia o artigo completo, tire suas dúvidas e amplie seu conhecimento sobre as Ciências da Educação.

Pedagogia e Andragogia: Conceitos

Antes de entender a diferença entre a Pedagogia e a Andragogia, é necessário saber a definição de cada uma delas.

Qual o conceito de Pedagogia?

O que é pedagogia- conceito de pedagogia

Pedagogia tem origem na palavra grega “paidagogos” que é formado de duas palavras “paidós” que pode ser traduzido por “criança” e “agogôs” que é traduzido como “acompanhar, conduzir”. Dessa forma podemos compreender a palavra com o sentido literal de “conduzir as crianças”.

Embora hoje em dia se utilize para se referir ao professor, no período grego o seu contexto era bem diferente, pois dizia respeito ao escravo levava as crianças para a escola.

A Grécia teve importante destaque na educação, pois eles foram os precursores de uma nova visão sobre a educação. Entendiam que os jovens precisavam ser instruídos além da transmissão de conhecimento de responsabilidade das famílias.

Dessa forma, criou-se o Liceu, um espaço destinado à formação de jovens onde Aristóteles posteriormente forma a Escola dos peripatéticos (confira nosso artigo sobre Escolas Peripatéticas ). Com o passar dos anos a ideia de educação evolui e a pedagogia torna-se uma ciência. Seu objeto de estudo são os fenômenos educativos que integram o processo de ensino e aprendizagem através de técnicas, didáticas e metodologias.

Qual o conceito de Andragogia?

O que é andragogia - conceito

Andragogia também tem origem grega, cujo sentido se compreende através da divisão da palavra em: andros= adulto + agogos = guiar, conduzir, educar. Assim podemos perceber que o sentido da palavra se refere ao processo de ensino aprendizagem dos adultos.

Esse termo embora não seja muito popular, existe desde 1833 quando Alexander Kapp explica que a aprendizagem não acontece apenas durante a infância, mas se considerarmos com processo contínuo deveria-se focar também na fase adulta.

A proposta educacional é que os alunos possam ser protagonistas do seu aprendizado, com autonomia para experimentar e vivenciar de forma prática os conhecimentos teóricos aprendidos. Tornando-se aptos para desenvolver competências e habilidades para solucionar situações reais.  

Entenda as diferenças entre pedagogia e andragogia:

Para entender a diferença entre a pedagogia e a Andragogia basta lembrar que:

  • A pedagogia tem o público-alvo crianças e adolescentes,
  • Enquanto que a Andragogia tem como público alvo adultos.

Assim, é notória a diferença entre pedagogia e andragogia. E é por isso que ambas possuem diferentes metodologias e sua análise nos permite compreender melhor seus objetivos, conforme explicação a seguir:

Metodologia da Pedagogia

A Pedagogia utiliza diferentes metodologias para facilitar a aprendizagem dos alunos. Busca estratégias que motivem crianças e jovens a atingirem objetivos e metas propostos. Toma como base conteúdos essenciais para o desenvolvimento de acordo com cada faixa-etária.

Cada escola tem autonomia para escolher a metodologia que se adeque a sua proposta de ensino. Algumas escolas são mais tradicionais e utilizam aulas expositivas, com repetição de exercícios para memorização dos conteúdos, medindo a aprendizagem através de notas.

Entretanto existem outras vertentes que acreditam numa aprendizagem que valoriza a construção do próprio indivíduo no processo e sua interação com os outros atores do ambiente de aprendizagem.

Dentre as diferentes vertentes pedagógicas podemos destacar que o lúdico é um importante instrumento para que as metodologias se tornem bem sucedidas.

A interação entre o aprender e brincar são essenciais, pois a brincadeira faz parte do processo social da formação humana. Associar o aprender brincando é uma proposta que deve fazer parte do contexto de todas as escolas.

Além disso, podemos destacar as Metodologias Ativas como importantes ferramentas para que os alunos tornem-se protagonistas da sua aprendizagem.

Focar em jogos, problematizações, projetos, atividades em duplas são formas de promover o engajamento dos estudantes e tornando significativo o conhecimento produzido em sala de aula.

Não existe receita de bolo para o uso das metodologias! Não há opções melhores e piores, mas um conjunto de tentativas que devem fazer parte do contexto de aprendizagem cujo uso será na medida das necessidades.

Escolas e docentes, preocupados em ofertar o que há de melhor para seus alunos, devem aprofundar os estudos sobre os diferentes tipos de metodologias até encontrar a que seja ideal para o perfil da instituição.

Metodologia da Andragogia

A andragogia tem como tarefa o processo de ensino voltado para o público adulto, por isso necessita buscar metodologias que se adequem a faixa-etária, afinal ninguém se sentirá confortável em ser infantilizado.

Por isso, busca-se em primeira instância entender quais são as necessidades da turma para então se traçar um objetivo e uma meta.

O aprender fazendo é essencial nesse processo, pois vai garantir uma aprendizagem prática que permita futuras reproduções e adequações de acordo com as necessidades que forem surgindo.

É importante destacar que adultos já possuem uma bagagem e muita experiência de vida que é útil no processo. Todo o conhecimento prévio deve se aproveitar de modo a ampliar a visão de mundo do estudante.

As Metodologias Ativas são importantes ferramentas para que o professor possa permitir que esses adultos participem ativamente da construção de novos saberes. O diálogo deve estar presente no ambiente de aprendizagem, criando espaço para uma relação professor aluno na horizontalidade.

O protagonismo é do adulto, o foco é no desenvolvimento de novas habilidades e potencialidades e para isso é essencial construir uma relação de respeito, colaboração e confiança.

A Andragogia é muito bem vista em empresas para capacitação profissional. Além disso, devemos lembrar que quando estamos no ensino superior somos adultos e por isso podemos entender que fazemos parte desse grupo de pessoas que necessitam do ensino voltado para o público adulto.

Por sua vez, afirmamos que existem diferentes metodologias utilizadas pela Andragogia para dar autonomia aos seus alunos. O importante é respeitar as individualidades e traçar metas para que os objetivos de aprendizagem sejam atingidos.

Conclusão

Ensinar é uma ato de amor, de acordo com Paulo Freire. O desafio é facilitar a aprendizagem de forma a preparar o aprendiz para colocar em prática o que aprendeu a fim de consolidar o conhecimento.

Mesmo compreendendo a diferença entre a Pedagogia e Andragogia entendemos que ambas possuem esse compromisso de ter como foco o ensino, possibilitando a autonomia e protagonismo do aluno na construção de saberes.

Embora ambas as ciências tenham público alvo diferentes, a responsabilidade e compromisso no desenvolvimento humano é o mesmo.

A Pedagogia ajuda a transformar nossas crianças desenvolvendo a consciência cidadã. Já a Andragogia ajuda a estes cidadãos a aprofundarem seus conhecimentos e terem foco em sua profissionalização.

Ainda que ambas sejam diferentes nas técnicas e métodos de ensino, são parecidas com o objetivo central de preparar, ensinar e formar indivíduos capazes de solucionar problemas. Elas levam em conta o princípio de Dewey que afirma que “a escola não é preparação para a vida, mas é a própria vida”.

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Se você é professor e deseja utilizar este artigo como conteúdo complementar em seu plano de aula, fique a vontade, basta usar a referência do mesmo.