Qual a importância da leitura em nossas vidas? Se você já se perguntou isso, então descubra e se surpreenda!
Antes de qualquer coisa, quero dizer que a leitura de livros é um dos maiores investimentos de tempo gasto que você concretizará a longo prazo. Se você puder comprar um compre! Se não, vá atrás para um dia poder comprá-lo. Não importa a categoria ou gênero, isto é, você pode até começar pela leitura das melhores gramáticas da língua portuguesa. O importante é começar a ler!
A leitura é um processo cognitivo habilitado para ser praticado pelos seres humanos. Aliás, ela é um trabalho intelectual que desenvolve várias dimensões para uma vida com mais qualidade. Pois, estimula o pensamento, seja ele um raciocínio lógico para ajudar o nosso dia-a-dia ou uma abstração mais madura sobre a compreensão do mundo.
Além disso, melhora a escrita, desenvolve a capacidade de articulação e de interpretação, ainda amplia o vocabulário, a comunicação e expande o pensamento crítico e analítico.
Quer entender cada um desses detalhes? Então confira este artigo, pois nele vamos tirar suas dúvidas sobre: Qual a importância da leitura em nossas vidas? Além disso, daremos dicas de livros para você praticar a leitura!
Caso você também deseje conhecer sobre a leitura em Libras, veja nosso artigo sobre: O que é Libras?
O que é leitura?
Afinal, o que é leitura?
A leitura é um processo cognitivo do sujeito/leitor onde este realiza um trabalho (intelectual) ativo na construção do significado de um texto.
Sendo assim, podemos considerar a leitura como ação humana, portanto, social entre (leitor e autor). Por tal razão, são construídos os seguintes sentidos:
- Símbolo;
- Imagens, e
- Letras.
Isso acontece a partir da extração de informações conforme a decodificação das letras e das palavras no ato de ler o conteúdo escrito.
Porém, a decodificação e entendimento se darão a partir, também, do objetivo e conhecimento que o leitor tem sobre o assunto.
Quando a leitura flui, estabelece, portanto, um processamento da linguagem e entendimento do texto pelo leitor, onde se forma uma sequência de significado e sentido que o autor quis dar a seu texto.
A importância da leitura em nossas vidas: benefícios da leitura.
Agora que você já sabe o que é leitura, entenda também qual a importância dela em nossas vidas.
Para demonstrar o quão é real a importância da leitura em nossas vidas, confira 6 benefícios da leitura.
1. Estimula o raciocínio:
Em princípio, quanto mais você ler é melhor, pois, mais elementos possuirá para chegar à conclusão sobre determinado fato, fenômeno ou acontecimento.
Do mesmo modo, a leitura estimula o raciocínio:
- Tanto verbal, ou seja, de apreensão das estruturas verbais, como por exemplo: Espacial que permite manipular representações mentais e visuais;
- Quanto estimula o raciocínio abstrato que corresponde às ligações entre pensamento, conceitos e ideias novas.
2. Amplia o vocabulário:
Primeiramente, a melhor forma para aprender novas palavras é estar em contato com elas todos os dias.
Certamente, quando você ler um livro, no mínimo será apresentado um novo conceito, termo ou significado para algo que passou despercebido, criando assim, um vocabulário mais amplo para você.
Conforme o tempo passa, o vocabulário se expande, consequentemente ele ajudará você a escrever com mais facilidade e qualidade.
Além de ler mais rápido, consegue interpretar melhor, isso, significa dizer que a possibilidade e a facilidade de uma melhor expressão ajudarão a consolidar os pensamentos, emoções e sentimentos.
3. Desenvolve a capacidade interpretativa:
Sem dúvida, estamos e aprenderemos com este texto que a leitura traz vários tipos de benefícios para o ser humano de forma geral. Inclusive, uma interpretação sólida desse texto, escrito para despertar o interesse do caro leitor pela leitura.
Lembre-se: A CRIATIVIDADE É UMA DAS QUALIDADES MAIS VALIOSAS PARA O HOMEM.
Para aplicar uma teoria, desenvolvida e escrita no livro, na realidade concreta, precisamos daquilo que aprendemos, seja lendo ou manipulando.
Sendo assim, uma imaginação fértil e criativa é necessária para fazer ligações e conexões entre as ideias e fenômenos.
Em conformidade com tudo isso, o leitor quando absorve mais conteúdos dos livros que lê, ele logo perceberá do que se trata o assunto. Assim, como a motivação que o escritor quis passar naquele texto, essa habilidade se torna algo muito intuitivo.
4. Proporciona conhecimentos diversos:
Percebe-se logo que ler é algo transformador em todos os sentidos. A leitura consegue manter a memorização do cérebro, na prática, e tudo isso proporciona ao leitor uma oportunidade de conhecer o que ele procura.
Uma pessoa que lê desenvolve o pensamento crítico, melhora o foco, a concentração e a memória.
Ler, portanto, requer foco! Uma pessoa pode adquirir uma formação sólida de filosofia, por exemplo, através da leitura intensa e de um método de investigação. Então não precisa necessariamente, fazer um curso superior para chegar ao nível de ser um mestre em filosofia.
Uma dica: a originalidade de uma teoria segundo John Dewey de modo geral é uma ficção. Isso porque a pessoa apenas juntou as informações no quebra cabeça. Visto que a natureza é objetiva, está lá: alguém foi lá, testou, calculou, experimentou e comparou.
No entanto, todas as grandes descobertas foram elaboradas por homens que foram leitores devoradores de livros.
5. Desenvolve a comunicação:
Para entender o quanto a leitura desenvolve a comunicação, quem é pedagogo sabe que uma das competências necessárias para se desenvolver nos alunos, segundo a Base Nacional Comum Curricular BNCC, é a comunicação. Isso se dá dentre outras formas por meio da leitura.
Certamente, a leitura ajuda a aprimorar a capacidade intelectual de uma pessoa para pensar e fazer análise. Da mesma forma, ela pode melhorar a capacidade de comunicação através de uma argumentação.
A organização das ideias e das palavras na oralidade precisa ser articulada advinda de um vocabulário diverso e rico. Por isso, que a construção de frases, argumentos mais sustentáveis são bem construídos e formulados através de uma leitura boa.
6. Melhora a escrita:
Sim, inquestionavelmente, a leitura diária e regular melhora a escrita. Isso porque quanto mais uma pessoa ler, consequentemente, desenvolve e aprimora a capacidade para escrever e criar um estilo de escrita. Além disso, adquire um vocabulário melhorado e vasto.
Um texto bem escrito possui um vocabulário amplo e expande a nossa capacidade de articulação, não somente para a oratória, mas para a escrita.
Escrever é uma arte e qualquer um pode realizar esse trabalho, mas tudo exige método e técnica. Nada vem do improviso e da inspiração. Ela é um reflexo, apenas, do que li, escrevi e experimentei.
Conclusão
Desse modo, percebe-se que a leitura é uma atividade de extrema importância para a vida ativa de uma pessoa. Já que ela beneficia desde a saúde física até a mental, passando, ainda, pelo desenvolvimento dos processos de formação do homem.
Para uma pessoa manter uma conversa sobre uma variedade de assuntos, precisará ser um bom leitor e ter uma capacidade de articulação do seu vocabulário descritivo.
Uma pessoa inteligente captura nossa admiração, pois, elas provocam, fazem críticas fundamentadas e são pessoas altamente interessantes e pode ter certeza, são bons leitores.
VAMOS LER!