O mês de abril, conhecido como “Abril Azul“, foi instituído pela ONU (Organização das Nações Unidas) com o intuito de chamar a atenção para o preconceito e o desconhecimento que ainda cercam as potencialidades dos alunos inseridos no Transtorno do Espectro Autista (TEA). A Neuropsicopedagogia emerge como uma solução terapêutica capaz de promover o desenvolvimento comportamental e acadêmico dos alunos autistas, quebrando diversas barreiras do preconceito. O termo “Abril Azul” é derivado da prevalência do autismo no sexo masculino.
Dados do Censo 2023, divulgados pelo Ministério da Educação (MEC), revelam que, dentre o total de matrículas na educação especial na educação básica, 53,7% correspondem a estudantes com deficiência intelectual (952.904), seguidos pelos estudantes com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), totalizando 636.202 matrículas.
Como atua a Neuropsicopedagogia?
O principal objetivo da Neuropsicopedagogia é estudar o cérebro e seus comportamentos, uma vez que “o cérebro manda e o corpo obedece”. Nesse contexto, torna-se essencial compreender cada área cerebral e sua relação com o comportamento do indivíduo. Integrando conhecimentos das ciências como psicologia, pedagogia e neurociência, a Neuropsicopedagogia visa estudar diversos aspectos do comportamento, pensamento, emoções, movimentos e, principalmente, a afetividade, visando melhorar a qualidade de vida do indivíduo.
Denise da Silva Batista, neuropsicopedagoga e proprietária da Clínica D’Brincar, com unidades em Justinópolis e Veneza em Ribeirão das Neves/MG, destaca que é na fase escolar obrigatória que muitas pessoas buscam suporte de terapias cognitivas comportamentais para entenderem os motivos do baixo desempenho escolar. Ela enfatiza ainda que é crucial desmistificar a ideia de que a Neuropsicopedagogia atua apenas na esfera escolar, pois, como ciência do aprendizado, ela pode beneficiar a todos, independentemente de serem atípicos (portadores de algum transtorno de aprendizagem) ou não, encorajando uma abordagem educacional integral.
Embora os sinais do autismo possam ser percebidos desde cedo, a dificuldade de diagnóstico persiste, muitas vezes, nos primeiros anos da infância, o que pode afetar os resultados potenciais. Não é necessário um laudo para iniciar os atendimentos de Neuropsicopedagogia, e quanto mais cedo começarem, melhor, para que os ganhos na esfera comportamental reflitam na esfera escolar.
“Hoje o mais importante no mundo terapêutico é a intervenção precoce, quanto antes intervir nas dificuldades que a criança apresenta mais fácil se torna que ela apresente resultados, devido à neuroplasticidade cerebral, que é a capacidade de adaptação do sistema Nervoso Central “
Denise da Silva Batista, neuropsicopedagoga.
É essencial que uma equipe multidisciplinar faça parte dessa avaliação, já que o autismo não pode ser detectado por exames de imagem ou de sangue, sendo laudado pelo aspecto comportamental, por neuropediatras ou psiquiatras.
Existem três níveis de suporte para o autismo, sendo que no nível três não há comunicação verbal e são evidentes as presenças de estereotipias ou comportamentos repetitivos. Com intervenções adequadas, é possível transitar do suporte nível três para dois ou até mesmo um, conforme observado por nossa entrevistada.
Denise da Silva Batista ressalta que, apesar da prevalência ser maior em meninos, o diagnóstico em mulheres, inclusive adultas, tem aumentado significativamente com o avanço da neurociência. No entanto, muitas pessoas ainda não buscam a Neuropsicopedagogia por acreditarem que suas crianças não aprenderão muitas coisas ou devido às dificuldades de acesso a outras terapias, relegando o aspecto comportamental e escolar a segundo plano em detrimento de uma inclusão parcial na sociedade.
Tamiris de Jesus Front Pereira, pedagoga e mãe de Rafael Front Mendes, autista com suporte nível um, destaca que a Neuropsicopedagogia foi um divisor de águas para seu filho. Desde cedo, ela percebeu que seu filho era diferente, o que a motivou a iniciar uma jornada de consultas médicas. Embora nem sempre tenha recebido o acolhimento esperado dos profissionais de saúde, ela lutou incansavelmente para que seu filho tivesse acesso às terapias comportamentais necessárias. Durante a fase de alfabetização, ela conheceu a Neuropsicopedagogia, e o desenvolvimento de seu filho deu um salto significativo.
“Existe uma vida do meu filho antes e depois de iniciar o atendimento com a neuropsicopedagogia. Para nós foi um divisor de águas. Meu filho veio de uma gestação muito esperada, mas desde os primeiros dias de vida já pude perceber que havia algo diferente e fui totalmente desacreditada do desenvolvimento do meu filho. Durante a busca pela assistência de qualidade tanto no âmbito escolar, quanto social, percebi que nós enquanto sociedade não estamos preparados para lidar com crianças com deficiências, não apenas por preconceito, mas também por despreparo. Hoje o Rafael está muito bem, apesar de viver os desafios normais da infância somados aos do autismo. Sabemos que os obstáculos persistirão e que será sempre um trabalho a médio e a longo prazo, como de uma formiguinha mesmo”.
Tamiris de Jesus Front Pereira, mãe do Rafael Front Mendes
Não obstante os desafios diários persistam, ele agora interage melhor, desenvolveu sua coordenação motora e ganhou mais autonomia, refletindo em uma melhor socialização e desempenho escolar.
Embora o autismo não tenha cura, as intervenções das ciências que buscam compreender o funcionamento cerebral e as aprendizagens oferecem esperança. O mais importante é seguir em frente sem preconceitos e acreditar no potencial humano.
Matéria fornecida por Lucimar Santo, jornalista, escritora e mestranda em Educação, para o Site Como Gabaritar.
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