Se você é estudante, com certeza vai precisar saber como fazer fichas de leitura. Independentemente de ser aluno de graduação, de Enem ou concurseiro, aprender a como fazer fichas de leitura pode ser a chave para seu sucesso.
Não perca a oportunidade de adquirir esse conhecimento útil para várias etapas de sua vida. Leia esse artigo na íntegra e entenda o que são e como fazer as fichas de leitura.
O que são fichas de leitura?
Geralmente só se aprende o que são fichas de leitura na graduação. Infelizmente é uma grande falha, pois pode ser muito útil para orientar os estudantes do Ensino Médio a se prepararem para o Enem, além de ajudar aos concurseiros a reterem tantas informações para a tão sonhada conquista da estabilidade.
Para entender o que são fichas de leitura basta pensar numa pilha de livros à sua frente, tendo que estudar o conteúdo, sem saber como memorizar tanta informação e não confundir os autores. É nesse momento que as fichas de leitura te salvam.
– Katty Oliveira
Ficha de leitura ou fichamento é uma técnica que vai facilitar a síntese de uma obra. Em primeira análise essa ficha conterá as principais informações sobre o autor e a obra de modo que você possa consultá-la posteriormente sem ter que abrir o livro. Com as informações básicas anotadas na ficha você terá acesso rápido e prático, facilitando, assim, seus estudos.
Qual é o objetivo das fichas de leitura?
Para saber qual é o objetivo das fichas de leitura basta pensar em um livro que foi utilizado na escrita do seu texto e que terá que constar nas referências. É provável que se o livro for seu e estiver na sua estante é até mais fácil, mas imagina um livro que você pegou emprestado na biblioteca? Com a ficha de leitura desse livro você poderá facilmente consultar e descobrir o ano sem fazer muito esforço.
Esse é o objetivo da ficha de leitura, facilitar sua vida e manter seus estudos organizados.
Assim, o estudante terá em mãos todas as informações necessárias para cumprir seus objetivos de estudo.
Ficha de leitura segundo a ABNT – O que preciso saber?
Os fichamentos de leitura segundo a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) é uma técnica que vai te permitir compactar textos através de uma síntese precisa das principais informações da obra.
Segundo a ABNT este fichamento terá algumas normas a serem seguidas. A começar pelo cabeçalho: autor, título da obra, editora, local e ano de publicação. Tal qual como fazer uma referência de acordo com a ABNT. Então você poderá seguir o mesmo padrão.
A partir desse cabeçalho é preciso definir o tipo de fichamento. A depender do trabalho a ser realizado as necessidades são diferentes. Um aluno que está estudando para fazer redação do Enem, precisa de referência de autores e obras de diferentes assuntos para servir de base a possíveis temas da redação. O fichamento de alguém que está fazendo um TCC já tem outra intenção.
Assim é preciso definir o que você precisa para saber qual o tipo de fichamento ideal para atender sua necessidade.
Deseja aprender mais sobre as normas da ABNT para fazer fichamento de leitura? Então clique aqui e adquira o livro: Normas da ABNT Comentadas para trabalhos.
Tipo de fichamento:
Os tipos de fichamento estão diretamente relacionados ao tipo de trabalho que você precisa realizar. Sendo assim, podemos destacar:
- Citação: a ideia é selecionar trechos significativos do texto, demarcando a página onde o mesmo foi citado. Nesse caso, deve-se fazer a transcrição literal, colocando entre aspas.
- Textual ou de resumo: Esse tipo de fichamento é diferente do resumo de uma obra com as normas segundo a ABNT. Nesse caso, o estudante deve elaborar um texto com suas próprias palavras sobre as ideias principais da obra.
- Fichamento bibliográfico: Neste fichamento além de colocar os trechos da obra, coloca-se também comentários pertinentes que poderão auxiliar na compreensão da leitura futuramente.
Fichas de Leitura: dicas importantes
Muitas pessoas costumam ler um livro grifando as partes que consideram importante e riscando as laterais da folha, porém, você deve sim tomar notas, mas no espaço correto. Com o passar do tempo você não saberá em qual página fez a anotação importante já que todo o livro está marcado.
Quando estiver lendo uma obra para estudo utilize o fichamento, independentemente de ser na versão digital, no seu próprio computador ou tablet ou na versão física, escrita. Por exemplo, a neurociência inclusive explica que quando escrevemos, nós ativamos muitas áreas do cérebro, o que facilita a memorização, por isso vale a pena escrever.
Para quem prefere a ficha escrita sugerimos a ficha pautada. Ela permite que organize as informações necessárias para cada tipo de fichamento.
Qual a diferença entre fichamento e resumo?
Para entender qual a diferença entre fichamento e resumo basta imaginar que você só pode resumir algo que já conhece, ou seja, você já conhece a obra e sintetiza os pontos principais, enquanto que no fichamento você irá catalogar trechos importantes da obra, porque ainda o está conhecendo, para uma consulta futura.
Outro detalhe é que a ABNT na NBR 6028 tem regras específicas para o resumo, como por exemplo a quantidade de palavras terá uma variação, pois vai se adequar ao tipo de texto (simples ou expandido). Além disso, o texto deve ser corrido, com frases concisas e coerentes, sem tópicos.
O fichamento por sua vez obedece a uma outra estrutura como já vimos, com um cabeçalho e um texto que vai se adequar a necessidade do estudante. Nessa técnica pode-se inclusive fazer ficha com resumos das obras, mas não seguirá o mesmo padrão da ABNT.
Dessa forma, mesmo que pareçam ser a mesma coisa, não são. Portanto, tome cuidado com os detalhes de cada um.
Conclusão
Estudar requer técnica, foco e disciplina. Ter um bom rendimento nos estudos significa aprender a estudar da maneira correta. Desorganização não auxilia a aprendizagem. Por isso o fichamento poderá ser seu grande aliado.
Diante disso podemos perceber que aprender a fazer fichamento é fácil e poderá facilitar a vida de quem necessita memorizar grandes quantidades de informações.
Use e abuse dos fichamentos sem moderação. Esteja sempre pronto para realizar anotações de tudo o que for pertinente nas fichas de leitura, para ter uma consulta pessoal bem organizada. Imagina um aluno que começa a fazer as fichas de leitura no início da graduação, desse modo, ao final do curso terá um catálogo rico que servirá para estudar em concurso e na carreira acadêmica posterior, a pós-graduação.
Assim, organize seu material digital ou físico e a cada obra lida, não se esqueça de elaborar sua ficha de leitura.
Veja também nosso artigo sobre: Os Desafios da Educação a Distância no Brasil.