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Como surgiu a pedagogia

Como surgiu a pedagogia

Para saber como surgiu a pedagogia devemos recorrer à Grécia antiga. Posteriormente descobriremos quando a pedagogia torna-se uma ciência cujo foco central é o estudo da educação. Dentre seus interesses destacamos o processo de ensino e de aprendizagem que necessita do desenvolvimento da didática e metodologias.

A pedagogia ao analisar as características dos sujeitos aprendentes leva-se em consideração seus aspectos cognitivos, afetivos, históricos e sociais.

A pedagogia se transforma ao longo das décadas acompanhando o movimento da sociedade. Hoje o professor dá protagonismo ao aluno na construção de seu conhecimento, mas nem sempre foi assim. Leia o artigo até o final de descubra tudo sobre a Pedagogia como Ciência da Educação.

História da Pedagogia: como surgiu a pedagogia 

A palavra pedagogia vem do grego Paidagogos que vem da formação da palavra paidós (criança) e da palavra agogos (condutor), significando “condutor de crianças”. Diferente da imagem que possuímos hoje do professor, essa profissão era destinada aos escravos que prestavam um serviço de tutoria às crianças.

Por isso, a Grécia é considerada o berço da pedagogia, pois graças ao entendimento de que as crianças necessitavam de um acompanhamento, que um modelo de educação vai se formando. Somente no século XVII que a pedagogia ganha destaque através da obra de Comenius (1592 – 1670) escreve a Didática Magna cujos pilares se fundamentam na educação, formação de professores e didática.

Essa obra deixa registrado uma série de princípios que devem reger a educação apontando o desenvolvimento do raciocínio lógico para entender o homem sobre as dimensões do ser religioso, social, político, racional, afetivo e moral. Além disso, prega a ideia “ensinar tudo a todos”, revolucionando sua época ao pregar a democratização do ensino, afirmando que todos deveriam ter as mesmas oportunidades.

Entretanto o pai da pedagogia moderna é Rousseau (1712-1778) que traz um novo olhar para a criança que até então era vista como um adulto em miniatura, exercendo as mesmas funções dos adultos. Rousseau escreve o livro Emílio que mostra a real natureza da criança, dando indícios de como educá-la e respeitar suas fases. Assim, a infância passa a ser reconhecida e a criança começa a ter direitos.

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Quando surgiu a Pedagogia no Brasil

Como surgiu a pedagogia no Brasil

A pedagogia no Brasil surge representada pela educação jesuítica através da Companhia de Jesus, ordem religiosa Católica. Os padres se chamavam “soldados de Cristo”. A pedagogia jesuítica se baseava na catequização dos índios e as escolas tinham a função de ensinar a ler, a escrever e a contar.

Organiza-se um sistema educativo com escolas elementares, secundários, seminários e missões. A instrução era baseada na leitura, apresentação e interpretação da palavra divina. O Ratio Studiorum era um conjunto de 467 normas para nortear as atividades pedagógicas e com as disciplinas de: retórica, humanidades, gramática (superior, média, inferior).

Em 1979 os jesuítas são expulsos do Brasil e a educação brasileira toma um novo rumo: escola pública e laica. Cria-se o sistema de aulas régias através do Decreto de 28 de junho de 1759 que perdura até 1834, sem um currículo organizado e professores preparados. A formação docente para as séries primárias surge em 1935 na Escola Normal no Período Regencial, na cidade do Rio de Janeiro.

O curso de Pedagogia, voltado para a formação de professores surge apenas em 1939 na Universidade do Brasil, na Faculdade de Filosofias, Ciências e Letras. A formação pedagógica tem um cunho tecnicista, pois prepara docentes para atuação na sala de aula, tornando-se obrigatória a formação superior apenas a partir da LDB 9394/96.

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Função da Pedagogia segundo autores

A pedagogia é uma ciência que se encarrega da educação e portanto, possui uma grande responsabilidade social, pois a escola tem a responsabilidade de desenvolver potencialidades físicas, cognitivas e afetivas do indivíduo, capacitando-o a se tornar um cidadão participativo na sociedade.

Assim, vale a pena entender o papel da pedagogia segundo alguns autores renomados.

  • Conceito de pedagogia segundo LIBÂNEO:

A pedagogia vai elaborar um estudo sistemático, organizado de forma metodológica para que as ações educativas possam preparar os alunos para enfrentar os problemas sociais.

  • Pedagogia segundo FREIRE:

Conscientizar o aluno sobre quem ele é na sociedade, para que a partir de sua própria identidade possa desenvolver a sua emancipação política para então transformar a realidade a sua volta.

  • Pedagogia SAVIANI:

Possibilitar o acesso aos conhecimentos acumulados pela humanidade de forma organizada e sistematizada, como oportunidade para tornar  acessível o saber.

Do surgimento ao contexto atual: avanços e retrocesso da pedagogia 

Enquanto ciência que estuda os fenômenos da educação, a pedagogia surgiu e evoluiu significativamente, pois houve a criação de leis que garantem o direito aos alunos de estudarem e permanecerem na escola. Também houve uma mudança nas metodologias ao buscar levar em consideração as individualidades dos alunos.

Entre seus avanços podemos destacar a conquista através do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova que garantiu a obrigatoriedade, gratuidade e laicidade do ensino. Depois temos a evolução dos documentos normativos com as Leis de Diretrizes e Bases, Diretrizes Curriculares, PNE, entre outros, sendo mais recente a BNCC.

No que diz respeito ao processo metodológico temos hoje uma mudança significativa quando se coloca o aluno como protagonista do processo educativo. A implantação da gestão democrática e participativa também tornou-se muito relevante, pois abriu a possibilidade de dar voz à comunidade escolar. A tecnologia por sua vez agrega a possibilidade de democratização do saber, pois leva para áreas mais isoladas o acesso ao ensino.

Obviamente que nada é um mar de rosas! Entre os acertos existem erros, questionamentos e críticas, porém é inquestionável que o sistema educativo abre hoje em dia espaço ao diálogo. Entendemos que administrar a educação num país continental como o Brasil não é tarefa fácil e por isso torna-se passível de erros.

Katty Oliveira

O congelamento dos gastos com educação de 20 anos no governo de Michel Temer em 2016, o contingenciamento de verbas para as universidades, cortes de bolsas de pesquisa, entre outros, são exemplos de retrocessos que a educação brasileira passou entre 2016 e 2022.

Conclusão

A história da Pedagogia enquanto ciência da educação nos mostra que ao longo dos séculos muitas transformações ocorreram no que tange a melhoria da qualidade de ensino, por isso é importante saber quando surgiu a pedagogia. Entretanto, precisamos estar sempre alertas, pois retrocessos fazem parte de nossa história.

Como nos diz Freire “educar é um ato político”, afinal, envolve relações sociais onde permeiam ideologias que vão conduzir o processo.

A escola tem uma responsabilidade social de formar o cidadão, mas precisa contar com políticas educacionais que possibilitem a permanência dos alunos na escola. Dessa forma, instituições e professores têm papéis importantes na melhoria da qualidade de ensino. Afinal além de questões normativas envolve também vínculo que se cria num ambiente de aprendizagem.

A pedagogia hoje vê o aluno como protagonista do seu aprendizado e o professor o mediador desse processo. Portanto, a educação necessita avançar e para isso se faz necessário o comprometimento de todos os envolvidos, pois é a partir daí que a pedagogia vai ajudar na formação da sociedade.