Você sabe qual a diferença entre a Pedagogia e a Andragogia? Acredito que o termo Pedagogia lhe soa familiar, mas que Andragogia nem tanto. Vamos entender o significado de cada uma delas.
Vivemos numa sociedade plural, onde a diversidade exige do profissional diferentes especializações para atender as demandas. Que tipo de formação deve ter o pedagogo e o andragogo? A que público ambos atendem?
Para descobrir as respostas a essas perguntas, leia o artigo completo, tire suas dúvidas e amplie seu conhecimento sobre as Ciências da Educação.
Pedagogia e Andragogia: Conceitos
Antes de entender a diferença entre a Pedagogia e a Andragogia, é necessário saber a definição de cada uma delas.
Qual o conceito de Pedagogia?
Pedagogia tem origem na palavra grega “paidagogos” que é formado de duas palavras “paidós” que pode ser traduzido por “criança” e “agogôs” que é traduzido como “acompanhar, conduzir”. Dessa forma podemos compreender a palavra com o sentido literal de “conduzir as crianças”.
Embora hoje em dia se utilize para se referir ao professor, no período grego o seu contexto era bem diferente, pois dizia respeito ao escravo levava as crianças para a escola.
A Grécia teve importante destaque na educação, pois eles foram os precursores de uma nova visão sobre a educação. Entendiam que os jovens precisavam ser instruídos além da transmissão de conhecimento de responsabilidade das famílias.
Dessa forma, criou-se o Liceu, um espaço destinado à formação de jovens onde Aristóteles posteriormente forma a Escola dos peripatéticos (confira nosso artigo sobre Escolas Peripatéticas ). Com o passar dos anos a ideia de educação evolui e a pedagogia torna-se uma ciência. Seu objeto de estudo são os fenômenos educativos que integram o processo de ensino e aprendizagem através de técnicas, didáticas e metodologias.
Qual o conceito de Andragogia?
Andragogia também tem origem grega, cujo sentido se compreende através da divisão da palavra em: andros= adulto + agogos = guiar, conduzir, educar. Assim podemos perceber que o sentido da palavra se refere ao processo de ensino aprendizagem dos adultos.
Esse termo embora não seja muito popular, existe desde 1833 quando Alexander Kapp explica que a aprendizagem não acontece apenas durante a infância, mas se considerarmos com processo contínuo deveria-se focar também na fase adulta.
A proposta educacional é que os alunos possam ser protagonistas do seu aprendizado, com autonomia para experimentar e vivenciar de forma prática os conhecimentos teóricos aprendidos. Tornando-se aptos para desenvolver competências e habilidades para solucionar situações reais.
Entenda as diferenças entre pedagogia e andragogia:
Para entender a diferença entre a pedagogia e a Andragogia basta lembrar que:
- A pedagogia tem o público-alvo crianças e adolescentes,
- Enquanto que a Andragogia tem como público alvo adultos.
Assim, é notória a diferença entre pedagogia e andragogia. E é por isso que ambas possuem diferentes metodologias e sua análise nos permite compreender melhor seus objetivos, conforme explicação a seguir:
Metodologia da Pedagogia
A Pedagogia utiliza diferentes metodologias para facilitar a aprendizagem dos alunos. Busca estratégias que motivem crianças e jovens a atingirem objetivos e metas propostos. Toma como base conteúdos essenciais para o desenvolvimento de acordo com cada faixa-etária.
Cada escola tem autonomia para escolher a metodologia que se adeque a sua proposta de ensino. Algumas escolas são mais tradicionais e utilizam aulas expositivas, com repetição de exercícios para memorização dos conteúdos, medindo a aprendizagem através de notas.
Entretanto existem outras vertentes que acreditam numa aprendizagem que valoriza a construção do próprio indivíduo no processo e sua interação com os outros atores do ambiente de aprendizagem.
Dentre as diferentes vertentes pedagógicas podemos destacar que o lúdico é um importante instrumento para que as metodologias se tornem bem sucedidas.
A interação entre o aprender e brincar são essenciais, pois a brincadeira faz parte do processo social da formação humana. Associar o aprender brincando é uma proposta que deve fazer parte do contexto de todas as escolas.
Além disso, podemos destacar as Metodologias Ativas como importantes ferramentas para que os alunos tornem-se protagonistas da sua aprendizagem.
Focar em jogos, problematizações, projetos, atividades em duplas são formas de promover o engajamento dos estudantes e tornando significativo o conhecimento produzido em sala de aula.
Não existe receita de bolo para o uso das metodologias! Não há opções melhores e piores, mas um conjunto de tentativas que devem fazer parte do contexto de aprendizagem cujo uso será na medida das necessidades.
Escolas e docentes, preocupados em ofertar o que há de melhor para seus alunos, devem aprofundar os estudos sobre os diferentes tipos de metodologias até encontrar a que seja ideal para o perfil da instituição.
Metodologia da Andragogia
A andragogia tem como tarefa o processo de ensino voltado para o público adulto, por isso necessita buscar metodologias que se adequem a faixa-etária, afinal ninguém se sentirá confortável em ser infantilizado.
Por isso, busca-se em primeira instância entender quais são as necessidades da turma para então se traçar um objetivo e uma meta.
O aprender fazendo é essencial nesse processo, pois vai garantir uma aprendizagem prática que permita futuras reproduções e adequações de acordo com as necessidades que forem surgindo.
É importante destacar que adultos já possuem uma bagagem e muita experiência de vida que é útil no processo. Todo o conhecimento prévio deve se aproveitar de modo a ampliar a visão de mundo do estudante.
As Metodologias Ativas são importantes ferramentas para que o professor possa permitir que esses adultos participem ativamente da construção de novos saberes. O diálogo deve estar presente no ambiente de aprendizagem, criando espaço para uma relação professor aluno na horizontalidade.
O protagonismo é do adulto, o foco é no desenvolvimento de novas habilidades e potencialidades e para isso é essencial construir uma relação de respeito, colaboração e confiança.
A Andragogia é muito bem vista em empresas para capacitação profissional. Além disso, devemos lembrar que quando estamos no ensino superior somos adultos e por isso podemos entender que fazemos parte desse grupo de pessoas que necessitam do ensino voltado para o público adulto.
Por sua vez, afirmamos que existem diferentes metodologias utilizadas pela Andragogia para dar autonomia aos seus alunos. O importante é respeitar as individualidades e traçar metas para que os objetivos de aprendizagem sejam atingidos.
Conclusão
Ensinar é uma ato de amor, de acordo com Paulo Freire. O desafio é facilitar a aprendizagem de forma a preparar o aprendiz para colocar em prática o que aprendeu a fim de consolidar o conhecimento.
Mesmo compreendendo a diferença entre a Pedagogia e Andragogia entendemos que ambas possuem esse compromisso de ter como foco o ensino, possibilitando a autonomia e protagonismo do aluno na construção de saberes.
Embora ambas as ciências tenham público alvo diferentes, a responsabilidade e compromisso no desenvolvimento humano é o mesmo.
A Pedagogia ajuda a transformar nossas crianças desenvolvendo a consciência cidadã. Já a Andragogia ajuda a estes cidadãos a aprofundarem seus conhecimentos e terem foco em sua profissionalização.
Ainda que ambas sejam diferentes nas técnicas e métodos de ensino, são parecidas com o objetivo central de preparar, ensinar e formar indivíduos capazes de solucionar problemas. Elas levam em conta o princípio de Dewey que afirma que “a escola não é preparação para a vida, mas é a própria vida”.
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