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Dislexia na Educação Infantil

Dislexia na Educação Infantil como gabaritar em Pedagogia

A dislexia na Educação Infantil está diretamente relacionada com a dificuldade de aprendizagem. Tornando-se assim um grande desafio para o processo de ensino-aprendizagem da criança disléxica. Por isso o pedagogo precisa conhecer esse assunto tão importante para sua prática educativa. Infelizmente muitos educadores ainda não estão preparados para lidar com a dislexia na Educação Infantil. Isso resulta num fracasso nos desempenhos escolar e social da criança.

 Por essa razão é importante que os professores tenham conhecimento e atitude para mudar a realidade educacional da criança disléxica. Para isso é necessário realizar mudanças no conteúdo das aulas com o objetivo de atender as necessidades do aluno portador de dislexia. Enfim, é necessário modificar todo o contexto pedagógico para atender as especificidades daquele aluno portador com dislexia na Educação Infantil.

Mas para fazer essas mudanças acontecerem é necessário entender o que é dislexia. Para ser possível, assim, refletir sobre as implicações pedagógicas a se tomar. Só assim será possível oferecer um ensino significativo para o aluno com dislexia na Educação Infantil.

É exatamente isso que esse artigo sobre a dislexia na Educação Infantil pretende. Então aproveite para ler até o final e refletir sobre essa questão tão importante.

Como diagnosticar a dislexia na Educação Infantil

Imagem disponível em Pixabay.

É importante saber o que é dislexia, antes de entender como é feito o diagnóstico.  

De modo resumido, dislexia é um transtorno ou distúrbio genético e hereditário. A dislexia afeta a escrita, a soletração das palavras, a atenção e os movimentos. Sendo considerado um distúrbio da aprendizagem causado por origem neurobiológica. Existem três graus de dislexia: leve, moderado e grave.

Assim, saber as principais características de um aluno disléxico é importante. Já que ajudará a saber como identificar dislexia na Educação Infantil. Confira as seguintes!

  • Aluno desatento;
  • Dificuldade para falar e escrever;
  • Apresenta dificuldade para andar ou até mesmo chutar uma bola;
  • Problema para se orientar no espaço visual;
  • Confundir sempre as letras: “d” e “t”. Por possuírem sons idênticos;
  • Embaraçar as letras “b” e “d” e “n” e “h”. Já que possuem grafias semelhantes;
  • Confusão entre sílabas;
  • Grande dificuldade para relacionar o símbolo e o som;
  • É muito mais lento que a turma na hora de acompanhar os assuntos ou realizar uma atividade;
  • Nunca consegue se concentrar nas aulas;
  • Não apresenta nenhum interesse pelas aulas na escola.

É importante ressaltar que os sintomas acima também podem se apresentar em outros distúrbios. Desse modo, mesmo que pareçam sintomas de Dislexia na educação Infantil, podem também ser de outras condições.

Por isso é necessário que o pedagogo procure a equipe de psicopedagogo para um melhor diagnóstico. Assim, como diagnosticar a dislexia na Educação Infantil é feito por uma equipe capacitada. A equipe pode compor: psicopedagogos, neuropedagogos, psicólogos, fonoaudiólogos e por médico neurologista.

Uma boa avaliação por meio dos especialistas capacitados será importante para diagnosticar corretamente a dislexia. Além disso, a avaliação permite promover um bom acompanhamento das dificuldades do aluno disléxico.

O papel do professor na vida escolar do aluno com dislexia

De acordo com a Associação Brasileira de Dislexia – ABD, a dislexia tem grande incidência nas salas de aula no Brasil. Estima-se que entre 5% e 17% da população mundial é atingida. É importante saber que por ser tão frequente em sala de aula, os professores são os primeiros a identificar o problema. Desse modo é fundamental que o professor tenha conhecimento sobre esse transtorno de aprendizagem.

O papel do professor na vida escolar do aluno com dislexia na escola é o de orientar o aluno, acompanhar e planejar as suas atividades. De modo que as atividades devem ser capazes de auxiliar no desenvolvimento da criança.  Com o objetivo de fazer com que o aluno possa superar as suas dificuldades de aprender a ler e escrever. Por isso é preciso inserir no plano de estudo esses critérios.

O aluno com dislexia na Educação Infantil é inteligente ou não tem inteligência?

Certamente um aluno que tem dislexia na Educação Infantil pode apresentar muito mais dificuldades na leitura, escrita e na Matemática do que os demais alunos. Por isso muitas pessoas, de modo errado, têm a impressão de que estes alunos não são capazes de aprender.

Porém a dislexia não tem relação alguma com a inteligência. Tanto crianças com uma inteligência alta quanto aquelas com menos podem ter dislexia. Por isso não se deve dizer que um aluno disléxico é menos inteligente ou que não tem inteligência. Assim, a criança disléxica é tão capaz quanto às demais. Além disso, a dislexia não é uma doença, nem tampouco um problema que afete a inteligência. Porém, trata-se de um transtorno de aprendizagem de origem neurobiológica.

É importante saber que a dislexia não tem cura. Mas pode ser muito bem administrada. Pois com o devido acompanhamento o aluno poderá avançar no conhecimento acadêmico-escolar e até mesmo artístico. Não é à toa que existem pessoas bem sucedidas e inteligentes que tem dislexia. Exemplos: Agatha Christie (escritora); Tom Cruise (ator) e Steven Spielberg (cineasta). Essas e outras personalidades são a prova de que a dislexia não afeta a capacidade de se desenvolver na vida social e profissional.

Por isso é importante quebrar tabus de que um aluno por ter dislexia não seja provido de inteligência.

O erro em se considerar ignorante uma criança na escola que tenha dislexia, pode afetar muito a autoestima dela. É por essa razão que muitas crianças passam a ter aversão pelas aulas na escola. Porque ela não se sente incluída naquele meio.

Desse modo é preciso adaptar o ambiente para a criança com dislexia na Educação Infantil. Assim é preciso adotar posturas para vencer os preconceitos contra os alunos disléxicos na escola. Além disso, mudar a postura dos educadores frente a educação desses alunos é necessário.

Livro sobre dislexia na Educação Infantil

Realizar a leitura de um ou mais livros que falem sobre a dislexia na Educação Infantil é importante. Pois irá ampliar os seus conhecimentos e mostrar mais caminhos a seguir. Afinal o conhecimento é indispensável para orientar a prática educativa.

Por isso uma constante atualização sobre o assunto torna o professor cada vez mais capaz. Pois ele poderá refletir melhor a sua prática e melhorar enquanto profissional da educação. Assim o educador é também um grande pesquisador. Uma qualidade tão defendida por muitos teóricos da educação.

Pensando em uma sugestão para começar a leitura sobre a dislexia na escola. Recomendamos a leitura do livro “Dislexia na Educação Infantil”, das autoras Sirlândia Teixeira e Solange Martins. 

Para adquirir o livro clique aqui: Livro Dislexia na Educação Infantil – Martins e Teixeira.

O livro Dislexia na Educação Infantil ajudará a entender o conceito de dislexia na educação infantil. Isso é muito importante para os professores saber como trabalhar a dislexia na Educação Infantil. Assim terão mais condições de realizarem boas atividades para dislexia na educação infantil. Outra questão importante é que a leitura seja de livros físicos seja de dislexia na educação infantil pdf. Principalmente para o estudante de pedagogia ou de psicopedagogia que pretende fazer tcc sobre dislexia na educação infantil.

Enfim, vale a pena fazer a leitura. Certamente ampliará seus conhecimentos e sua capacidade de refletir sobre caminhos a trilhar para o ensino de alunos disléxicos.

Conclusão

A dislexia é um desafio possível de ser superado na Educação Infantil. Basta o educador ter conhecimento e agir de modo que se possa proporcionar o melhor ensino para essas crianças.

Mas é importante que o educador conte com o apoio de uma equipe de profissionais especializados. Pois através da ajuda deles será possível diagnosticar o transtorno de aprendizagem dislexia sem confundir com outros transtornos existentes. Além do importante diagnóstico, com a ajuda da equipe especializada, o pedagogo poderá também ter mais opções e saber como desenvolver atividades específicas que ajudem o aluno disléxico.

Como vimos é preciso pôr em prática uma educação que seja capaz de vencer preconceitos. Também que possa proporcionar uma verdadeira inclusão e favorecer o desenvolvimento do aluno com dislexia. Só assim será possível enfrentar de modo competente os desafios que a dislexia traz para a sala de aula.

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Buscar sempre conhecimento e compartilhar informação se torna essencial para vencer os tabus em torno da dislexia. Além disso, mostra novos caminhos a seguir. Esse é o intuito do portal Como Gabaritar. Portanto, se você gostou deste artigo sobre dislexia na Educação Infantil, compartilhe para todos.

Boa leitura!