Pular para o conteúdo
Home » Filmes Sobre Educação – 5 Opções

Filmes Sobre Educação – 5 Opções

Filmes sobre educação - 5 opções

Os filmes sobre educação já emocionaram muitos telespectadores. Neste artigo vamos apontar 05 opções de filmes que todo professor deve assistir para se inspirar e inovar sua prática docente.

“A arte imita a vida” é uma frase clichê mais muito propicia nessa situação.

Quando assistimos um filme nos conectamos com os personagens e nosso emocional vivência um compartilhamento de sensações que nos ajudam a refletir sobre situações reais.

Vamos falar de filmes que inspiram e emocionam educadores em todo o mundo e também entender por que nossos alunos devem assistir audiovisual na sala de aula. Leia o artigo até o final e reflita como assistir filmes pode ajudar na sua prática pedagógica.

Filmes sobre educação: A importância dos filmes na educação

Os professores sempre foram considerados grandes motivadores da aprendizagem. Mas esses profissionais que enfrentam uma série de desafios em sua profissão também precisam de ajuda e apoio. Por isso, clássicos do cinema servem de incentivo para inspirar docentes em todos os segmentos de ensino.

A neurociência nos explica que nós somos seres emocionais e por isso mesmo precisamos apelar para as emoções quando estamos em busca de um aprendizado significativo.

Os filmes possuem grande importância para a educação. Através deles podemos refletir sobre vivências que possibilitam criarmos uma maior empatia com a diversidade da sala de aula.

O filme pode nos transportar para uma realidade que nem imaginamos existir. Porém quando entendemos que o contexto histórico social dos nossos alunos é heterogêneo conseguimos abraçar a diversidade.

O estereótipo do professor sempre esteve relacionado a ser alguém paciente, carinhoso e que ama crianças. Na realidade o perfil profissional do docente exige que seja uma pessoa que possui inteligência intra e interpessoal, ou seja, que seja capaz de gerir sua emoções para poder estabelecer vínculos com outros indivíduos.

De acordo com Daniel Goleman (1996) todo professor deve desenvolver inteligência emocional. Deve aprender a ter autocontrole para então mediar em sala de aula situações conflitantes.

A educação hoje em dia se preocupa com essa temática e tivemos um significativo avanço com a BNCC que estabelece que a escola deve ajudar os aluno a desenvolver   dez competências básicas, entre elas estão as habilidades socioemocionais.

Mediante a essa nova exigência da BNCC, enquanto documento normativo que serve para guiar professores da rede pública e privada, percebemos que é de grande importância que os professores também cuidem de suas emoções.

Assim, assistir filmes pode ser uma ótima maneira de ajudar professores a enfrentarem os desafios do ambiente escolar.  

Melhores filmes sobre educação: 5 sugestões para sala de aula

1. Uma Professora muito Maluquinha

Esse filme deve ser visto por todos os professores, pois conta a história de Catarina, uma professora que leciona em um colégio tradicional utilizado métodos inovadores para o seu tempo. A professora incentiva seus alunos a serem curiosos e protagonistas de seu aprendizado com recursos simples. Ela acompanha o desempenho da turma e se nega a submetê-los à prova, pois garante que eles estão preparados para seguirem adiante. Seu compromisso e paixão pela docência cativa e inspira a todos a serem também professoras maluquinhas.

Voce pode encontrar a estória: Uma Professora Muito Maluquinha em filme no DVD ou em livro. Assim é possível tanto assistir quanto contar a história para seus alunos!

Desejo adquirir o livro Uma Professora Muito Maluquinha: Clique aqui!

Se preferir adquirir o filme em DVD Uma Professora Muito Maluquinha: Clique aqui!

2. Sociedade dos Poetas Mortos

A história do filme conta sobre a chegada de um novo professor de Inglês John Keating para uma escola preparatória de meninos, uma escola tradicional que atende a elite. Com sua metodologia inovadora, o professor conduz os alunos à reflexão, a questionarem a si mesmos e ao mundo, se posicionando perante a vida. Com a ajuda do professor os alunos passam a ler poesias e se expressar, enfrentando seus medos e angústias. Deixou famosa a expressão “Carpe Diem“, pois o seu incentivo é que “aproveite o dia” e faça cada dia valer a pena.

Quer assistir com seus alunos o filme Sociedade dos Poetas Mortos? Adquira já! Clique aqui e obtenha o DVD.

Mas se deseja também fazer a leitura do livro Sociedade dos Poetas Mortos? Então clique aqui e adquira o seu exemplar!

3. O sorriso da Mona Lisa

Um desafio para mulheres que estão a frente do seu tempo, o filme conta como a professora Katherine Watson, em 1953, impressiona um grupo de alunas com a disciplina História da Arte, numa escola para mulheres que se preparavam para ser damas na sociedade. Os questionamentos da professora vão além do conteúdo e fazem com que as alunas possam construir uma identidade que valorize as capacidades femininas, fazendo-as perceber que podem ir muito além do futuro que foi traçado para elas.

Sugestão:

Encontre o Filme o Sorriso de Mona Lisa no Prime Vídeo. Além deste filme, você terá acesso a muitos outros por apenas R$ 14,90 mensal.

Saiba mais clicando aqui!

4. Escritores da Liberdade

Baseado em fatos reais, o filme retrata a história de uma jovem professora num bairro da periferia, estigmatizado pelo racismo e violência. Desacreditados, sem esperança de melhorarem de vida, esses alunos acham que a escola é perda de tempo. A professora por sua vez incentiva os alunos a escreverem suas experiências de modo a se libertarem do que lhes incomoda e investe tempo e recursos pessoais para provar que seus alunos têm valor e cada um pode ser o que decidir ser. É uma história emocionante que mostra que a determinação nos ajuda a não desviarmos do propósito.

Para ter acesso ao DVD do filme Escritores da Liberdade: Clique aqui. Mas se preferir, assinar o Prime Video e tenha acesso a este e outros filmes. Clique aqui para mais informações

5. Como Estrelas na Terra

Uma história que vai te fazer chorar. Imagine uma criança que não se enquadra nos padrões da escola e por isso mesmo acaba sendo discriminada por professores e colegas. Ishaan Awasthi, de 9 anos, é uma aluno repetente que não tem aproveitamento nos estudos, pois não consegue acompanhar o ritmo das aulas se distraindo facilmente, até que um professor substituto percebe que Ishaan tem dislexia e se dedica a ajudá-lo a ler e escrever através de técnicas diferenciadas. O progresso do aluno comove a todos e deixa a lição de que é possível e necessário trabalhar a inclusão na sala de aula.

Quer saber mais sobre o filme, então assista abaixo a narração de uma cena do filme Como Estrelas na Terra:

Como Estrelas na Terra: Toda criança é especial!

Contribuições dos filmes para a formação docente

A contribuição de filmes para a formação docente é, de fato, muito relevante.

Nos momentos que os professores assistem sobre situações reais que acontecem na vida dos alunos ou mesmo no ambiente escolar, os ajuda a desenvolverem ações positivas quando enfrentarem desafios similares.

Além disso, o professor trabalha seu emocional, o que o ajuda a desenvolver a empatia. Sem empatia não há ensino de qualidade, pois somente quando olhamos as necessidades individuais dos alunos é que conseguimos ajudá-los a avançar.

Filmes motivadores como Sociedade dos Poetas Mortos, O sorriso da Monalisa e Escritores da Liberdade, nos incentivam a acreditar no potencial de nossos alunos, a não subestimá-los. Mostra que o papel do professor é relevante e que sua postura pode ajudar esses alunos a alçar voos.

Todo professor deve entrar na sala acreditando em seus alunos. Devem evitar rótulos, pois cada indivíduo é dotado de potencialidades que quando incentivadas da forma correta afloram. É justamente essa a missão do professor.

Entretanto, para conseguir tal feito, os docentes precisam usar metodologias que despertem o interesse dos alunos e no filme uma professora muito maluquinha, ela mostra que com criatividade e recursos acessíveis é possível transformar o ambiente de aprendizagem.

Somos convidados a questionar se o que nos falta são recursos didáticos ou imaginação criativa para transformar tudo à nossa volta em oportunidade de aprendizagem.

Porém o professor além de metodologias e recursos precisa também desenvolver empatia e o filme Como Estrelas na Terra nos permite despertar a emoção de se colocar no lugar do outro, perceber sua vulnerabilidade e daí ajudar a superá-la.

Esses filmes são importantes para que professores em formação e em exercício percebam que há sempre desafios que cercam o ofício de ensinar, mas que podem ser superados com compromisso e dedicação.

Qual o objetivo de assistir filme na Escola

Do mesmo jeito que professores necessitam de assistir filmes para ampliar sua formação como educador, nossos alunos também aprendem muito com os audiovisuais.

A criança é curiosa por natureza, por isso as animações possuem cores vibrantes e músicas para chamarem a atenção dos pequenos.

Os filmes infantis são compostos por clássicos da literatura e histórias que permitem ao imaginário infantil adquirir cultura e, certamente, absorver regras do mundo que o rodeia.

Muitas vezes as crianças solicitam por assistir o filme mais de uma vez, isso acontece porque ainda não tem maturidade para absorver o conteúdo de toda a história e a cada vez que ele repete o mesmo desenho vai assimilando novos pontos, novas questões que ele não havia percebido na vez anterior.

Por isso, as escolas utilizam as animações como recurso pedagógico, já que a escola tem por finalidade desenvolver competências socioafetivas, encontrando nos filmes uma ótima fonte para desenvolver atividades que envolvem valores associados ao respeito, a tolerância, cooperação, entre outros.

Conclusão

Os filmes sobre educação têm muito a nos ensinar. Aprendemos a ser profissionais melhores, capazes de olharmos para os alunos e enxergá-los como seres em constante transformação.

Que possamos, por isso, ser incentivadores, capazes de entender que alunos e professores estão em processo contínuo de aprendizagem.

Rubem Alves diz que “há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas”. Desse modo, que possamos assistir filmes para refletirmos que tipo de escola proporcionamos para nossos alunos.

Portanto que sejamos capazes de sonhar e nos emocionar ao acreditarmos que uma educação melhor é possível.

Voce que leu o nosso artigo filmes sobre educação, então veja também os nossos seguintes artigos:

E se você é daquelas pessoas que gostam de assistir filmes educativos no notebook, confira este artigo sobre Qual Notebook devo Comprar para Estudar – 7 Opções!