A Receita Federal publicou evidências de que brasileiros movimentam aproximadamente R$ 20 milhões em criptomoedas todos os meses. Mais de 4 milhões de pessoas do Brasil já têm moedas digitais em suas carteiras.
Esse é o tamanho e potencial do mercado de criptomoedas no Brasil. Isso sem falar que também serve de base para entender o seu potencial. Pois estimativas apontam que ainda mais brasileiros negociarão ativos em corretoras de criptomoedas confiáveis.
A expectativa é de mais de 10 milhões de investidores brasileiros em Bitcoin ao longo dos próximos anos. Ainda tem muito para crescer em termos de moedas digitais e Brasil. Isso com base em muitas projeções disponíveis na internet.
Pode ser que você esteja apenas começando a operar criptomoedas. Com isso, é normal ter dúvidas como: qual criptomoeda comprar? Porque essa moeda digital é a ideal? Quais são os tipos de moedas que posso comprar?
Vamos gabaritar do começo. Inicialmente, a escolha da corretora é o primeiro passo.
Escolhendo uma corretora boa de verdade
O primeiro passo para você comprar criptomoedas é escolher uma corretora. Há uma variedade enorme de sites para escolher. Tem várias peculiaridades que ajudam a encontrar uma boa plataforma. Sabe quais são elas? Nós podemos ajudar você.
O número de dicas que encontramos foi bem elevado. Para gabaritar, algumas dicas para escolher a corretora de criptomoedas são os seguintes:
- Reputação dos usuários: prefira sempre corretoras que tenham muitos usuários que se cadastraram e confiam na plataforma para saber se ela é mesmo confiável.
- Aplicativos para negociação pelo celular: opte por corretoras que tenham apps para iOS, Android, assim como para o computador. Isso impactará positivamente sua experiência ao negociar criptomoedas.
- Taxas: fique de olho nas taxas para pagar os menores custos possíveis para suas transações. Isso pode ser afirmado com base no conceito de que cada centavo pode fazer a diferença em seu orçamento.
Escolheu a corretora de sua preferência? Ótimo, então é chegada a hora de analisar as criptomoedas para comprar.
Análise das criptomoedas que você pode comprar
Investidores que pretendem comprar criptomoedas costumam utilizar diferentes estratégias. Mas qual é a melhor delas? Uma das opções mais utilizadas por quem investe nesse tipo de ativo é a análise técnica.
A análise consiste na utilização de informações do gráfico do preço de uma criptomoeda para decidir se é um bom momento para entrar nela ou não. São desenhadas linhas de tendência e os investidores analisam elas para saber se é melhor aguardar, comprar ou vender sua posição.
As dicas essenciais para suas análises de criptomoedas são as que seguem a seguir:
- Confira a liquidez da criptomoeda que escolheu para saber se é fácil vendê-la, caso você precise liquidar sua posição.
- Leia notícias da criptomoeda que você pretende comprar, pois é comum que periódicos apresentem informações sobre moedas digitais e novidades, o que pode impactar diretamente no preço da moeda digital.
- Terminologia é indispensável: tire um tempo para estudar as terminologias de criptomoedas e conhecer algumas palavras que você encontrará em fóruns e notícias sobre moedas digitais.
Não economize nas informações. Quanto mais, melhor. O importante é saber o que você precisa para comprar ou vender.
A análise de criptomoedas é uma etapa essencial. Por mais que você possa estar com pressa de comprar a moeda digital de sua preferência, dê especial atenção a essa etapa para evitar a compra de ativos que possam se desvalorizar rapidamente.
Negociando criptomoedas na corretora escolhida
Chegou a hora de negociar a criptomoeda. Tenha em mente que é essencial analisar as moedas digitais antes de escolher a criptomoeda que você vai investir. São mais de 100 opções. Para não se confundir, vamos a algumas das criptomoedas populares:
- BTC;
- ETH;
- USDT;
- BUSD;
- XRP;
- ADA;
Assim como outras moedas digitais. São bastantes opções mesmo. Então tire seu tempo para verificar o que elas significam, o que representam e tudo mais.
O importante, nesta etapa, é escolher a criptomoeda que você quer investir e depois preencher o valor que você pretende comprar. Confirme o pagamento da transação utilizando algum dos métodos de pagamentos da corretora que você se cadastrou e, por fim, aguarde a transação ser realizada com sucesso.
Optando pela venda da posição ou manter a criptomoeda
Quem quer gabaritar mesmo nesse assunto precisa escolher se vai vender ou não sua criptomoeda.Por isso, o que definirá essa estratégia é o potencial de valorização da criptomoeda e as projeções para ela com base nos indicadores financeiros.
Essa é uma análise um pouco mais complexa. Calma, não se preocupe! Pois alguns livros podem ajudar a entender qual é a melhor estratégia para a criptomoeda que você comprou.
Quando decidir que quer vender a sua posição, basta selecionar a opção de venda na corretora de sua preferência e confirmar o valor da transação. Isso porque fará com que ela seja lançada no mercado e um comprador em potencial possa comprá-la.
Esse funcionamento é, pois, similar ao de compra e venda de ações. Assim, como dica final, vale a pena você conhecer ferramentas como stop loss e stop gain, as quais ajudam a seguir a estratégia criada por você.