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Gestão democrática e participativa na escola

gestão democrática e participativa na escola

A gestão democrática e participativa na escola viabiliza a tomada de decisões de modo articulado e descentralizado. Quer saber mais? Confira!

Você já parou para refletir como é a gestão das escolas que você conhece? Será que as decisões acontecem de forma coletiva ou centralizada na autoridade de um diretor? Então o convidamos a tirar alguns minutos para a leitura deste post sobre gestão democrática e participativa na escola.

Desse modo, para você estudante que ainda não sabe o que é uma gestão democrática e participativa escolar. Não se preocupe! Vamos explicar de forma simples e didática o que significa gestão democrática e participativa. Além disso, vamos mostrar a importância da mesma.

Caso você seja educador e entenda do assunto, certamente aqui será um lugar de troca de conhecimento. Assim, vamos refletir juntos!

Portanto, fique conosco até o fim e reflita sobre a gestão democrática e participativa na escola. Veja a seguir!

O que é gestão democrática e participativa na escola

A gestão democrática e participativa na escola acontece quando todos os envolvidos na educação participam de maneira articulada da tomada de decisão. Desse modo, na gestão democrática e participativa todos têm voz, no entanto o papel do gestor escolar não é esquecido pois ele se torna mediador das decisões coletivas.

Desse modo, a gestão democrática e participativa escolar tem como princípio fundamental que haja a participação de toda a comunidade escolar nas decisões das questões da escola.

Por isso, na gestão pedagógica escolar é necessário que exista o envolvimento de vários atores. Sendo assim, professores, coordenadores, pais, alunos, diretores e todos os demais envolvidos na educação podem participar.

Imagina como uma parceria entre gestores e toda a comunidade escolar pode ser importante para a tomada de decisões? Certamente trará ótimos benefícios para a educação no âmbito escolar. Isso acontece porque quando todos expõem suas opiniões e necessidades, então é possível conhecer os reais problemas e resolvê-los. Além disso, é possível traçar planos no intuito de melhorar o desempenho da educação.

Felizmente, muitos estudiosos e teóricos da educação têm estudado e contribuído com seus livros e artigos sobre a questão da gestão escolar. Desse modo, autores como José Carlos Libâneo, Heloisa Luck e Pedro Demo têm contribuído muito.

Embora os pensadores da educação brasileira estejam caminhando cada vez mais em direção a uma educação democrática e participativa, todavia será que a prática educativa é coerente? É que iremos juntos refletir no próximo tópico.  

Gestão democrática e participativa ou gestão autoritária e antidemocrática?

É preciso refletir a realidade das escolas brasileiras para saber que postura os dirigentes escolares têm assumido perante a questão da descentralização da gestão educacional. Pois o artigo 14 da Lei de Diretrizes e Bases da educação defende que os estabelecimentos de ensino público de Educação Básica devem ter uma administração baseada no princípio da gestão democrática.

Desse modo, resta aqui uma reflexão: Na prática os dirigentes das escolas públicas têm assumido uma postura como a legislação educacional orienta? Afinal, gestão democrática e participativa ou gestão autoritária e antidemocrática?

Infelizmente é possível perceber que nem todas as escolas têm uma participação ativa de todos os sujeitos. Por isso, em tais escolas as decisões ficam à mercê da autoridade do diretor e dos demais membros da equipe diretiva.

Para ser possível entender melhor essa situação basta observar duas questões:

  • A primeira diz respeito a ausência de um conselho escolar;
  • Já a segunda diz respeito à maneira de elaborar o PPP.

Conselho escolar na gestão democrática e participativa

gestão democrática e participativa na escola
Imagem disponível em Pixabay.

Infelizmente nem todas as escolas possuem um conselho escolar. Isso causa uma contradição entre a prática e os ideais de uma gestão democrática e participativa.

Porque sabemos que o conselho escolar é essencial para zelar pela manutenção da escola e do monitoramento das ações dos diretores. Indubitavelmente o mesmo tem certas funções essenciais para a garantia da gestão democrática nas escolas públicas.

Deste modo, podemos enumerar quatro funções do conselho escolar:

  • Função deliberativa;
  • Função consultiva;
  • Função fiscalizadora;
  • Função mobilizadora e
  • Função pedagógica.

Quem compõe o conselho escolar?

O conselho escolar é composto por algumas representatividades. Entre elas estão:

  • Educadores;
  • Secretários;
  • Coordenadores;
  • Diretor da escola;
  • Vice-diretor;
  • Pais;
  • Alunos;
  • Membros da comunidade local, entre outros sujeitos.

Saiba que quando se trata dos membros que irão compor o conselho escolar, cada escola estabelece de forma transparente as suas próprias regras.

O projeto político pedagógico e a gestão democrática e participativa

Do mesmo modo, outra questão que é muito importante observar é a construção do projeto político-pedagógico – PPP. Desse modo, basta refletir se as práticas de elaboração do PPP têm sido de modo participativo ou centralizado nas decisões de gestores e da equipe diretiva. Então se pergunte se é possível que um documento que norteia toda a prática educativa feito de modo centralizado vai trazer uma educação de qualidade?

Infelizmente, essa maneira de elaborar o PPP somente pela equipe diretiva não é capaz de atender as reais necessidades da escola e dos alunos.  Desse modo, ficam esquecidas as questões como:

  • A realidade da sala de aula;
  • Carências educativas e sociais dos alunos, entre tantas outras.

Pois sabemos que só é possível saber através do diálogo. Por isso, uma gestão democrática precisa de um diretor que dê voz a todos e saiba mediar as decisões.

Afinal, o que é gestão escolar

A Gestão Escolar refere-se a toda organização da do ambiente escolar para promover as condições necessárias para a garantia do progresso e da eficiência dos processos de ensino e aprendizagem. De tal modo que as ações da escola sejam reguladas e articuladas em quatro áreas fundamentais: pedagógica, administrativa, financeira e de recursos humanos.

Assim, a gestão escolar é um conceito bastante amplo. Já que o mesmo engloba todos os elementos que uma escola precisa para atingir suas metas e seus objetivos.

Gestão pedagógica: um pilar fundamental da gestão escolar

A gestão pedagógica diz respeito a um dos pilares mais relevantes que faz parte da gestão escolar. Já que ela está intimamente relacionada ao propósito central da educação escolar, ou seja, à atividade-fim da escola: o ensino e aprendizagem dos alunos.

Agora você já sabe o que é gestão pedagógica. Entenda que assim como a gestão escolar, a gestão pedagógica também deve estar centrada num projeto democrático e participativo.

Pensadores que defendem a Gestão Democrática e Participativa

Existem vários pensadores da educação que defendem que a escola seja um espaço democrático. Em virtude disso, é possível observar que a gestão democrática e participativa é defendida por José Carlos Libâneo e muitos outros importantíssimos teóricos. Veja alguns dos principais!

  • Paulo Freire;
  • Heloísa Luck;
  • José Carlos Líbano;
  • Genuíno Bordignon;
  • Maria Lins de Azevedo;
  • Pedro Demo, entre outros.

Conclusão

Como vimos, é possível colocar em prática uma gestão democrática e participativa na escola. Já que ela é importante para uma educação eficiente e de qualidade.

Felizmente alguns educadores, teóricos e até alguns dirigentes escolares já têm consciência. Desse modo, têm assumido seu devido seu papel diante de uma escola pública cada vez mais com sua gestão democrática e participativa.

Apesar disso, ainda é preciso avançar mais!  É preciso que os diretores neguem a postura antidemocrática e autoritária que já é ultrapassada.

Então para uma educação escolar pública que tenha eficiência nas suas metas sugeridas na proposta pedagógica é preciso continuar avançando. Portanto, é preciso mais diálogo, mais conscientização e uma prática coerente.

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Boa leitura!

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