Home » Por que estudar português?

Por que estudar português?

Por que estudar língua portuguesa

Por que estudar português? Esta é uma questão a se pensar quando se trata dos estudos da nossa língua portuguesa. Porque dominar nossa língua é fundamental para a vida social, profissional e acadêmica.  Assim torna-se cada vez mais relevante estudar português.

Não é possível imaginar nossa vida sem as palavras, sejam elas faladas ou escritas. Não é? Pois bem! Seja para redigir a dissertação do Enem ou até mesmo para apresentar um seminário na faculdade. Assim, tudo depende de conhecimentos da língua portuguesa.

Até mesmo para alguém que é brasileiro e quer aprender outro idioma é necessário conhecer as regras da gramática portuguesa. Dessa forma, em qualquer situação que for, dominar bem o português e suas regras, é fundamental.

Por isso, estudar português favorece uma boa comunicação oral, um melhor desenvolvimento na leitura e na escrita e uma série de outras vantagens.

Assim, Como Gabaritar preparou este artigo para você que se pergunta: por que estudar português? Confira!

Porque estudar a língua portuguesa?

Há quem diga: eu não preciso estudar a língua portuguesa, já que eu falo português desde criança. Será mesmo que está correto? Absolutamente não! Basta perguntar a essa mesma pessoa: você se comunica bem? Desse modo, a resposta a essa pergunta pode ser um dos principais motivos para se defender a necessidade de estudar a língua portuguesa.

Sabemos que os falantes de uma língua aprendem de modo natural. Isso acontece mediante as interações sociais, culturais e o meio em que vivem, no entanto, essa aprendizagem é muito básica. Tanto que aprender de modo natural serve apenas para se comunicar. Desse modo, torna-se uma comunicação de nível elementar. Por isso, pessoas que têm esse nível de comunicação não se desenvolvem. Já que elas têm um vocabulário muito pobre e repetitivo. Certamente não conseguem interpretar bem e nem se desenvolver nos estudos de outras áreas.

Saiba que o domínio de outras áreas do saber vai depender também do entendimento da língua. Já que apenas aqueles que compreendem bem a língua falada e escrita, podem aprender aquilo que lê e que escuta.

Exemplos:

  • Se alguém quer estudar Direitos, vai precisar ter boa leitura e interpretação de texto. Já que na faculdade de direitos exige leitura de muitos livros.
  • Quem deseja ser jornalista, vai precisar também estudar a língua portuguesa. Porque vai precisar aprender a falar bem, a escrever bem e interpretar adequadamente

Por essas razões, estudar português é fundamental para a aprendizagem de qualquer área do conhecimento. Pois todas dependem de certo domínio da língua portuguesa.

Assim é fundamental estudar a nossa língua materna para que sejamos leitores ativos num mundo repleto de conhecimentos diversos. Além disso, para que sejamos leitores capazes de nos comunicar bem em qualquer situação comunicativa. Sendo, portanto, capazes de realizar as adequações linguísticas necessárias.

Evidentemente a nossa língua portuguesa está presente na sociedade em suas várias versões. Tanto na fala, quanto na escrita nosso idioma possui diversas variações. Por isso, sem estudar a língua portuguesa, fica difícil utilizar as suas diversas versões.

São essas e outras razões que fazem com que seja necessário estudar a língua portuguesa. Por isso, afirmações como: eu não preciso estudar português, são totalmente incoerentes

Como estudar português de forma eficiente?

Saber como estudar português de forma eficiente é um fator decisivo para uma boa aprendizagem. Para isso é preciso saber qual o seu nível de conhecimento em português. Bem como entender qual a finalidade dos seus estudos.

Por isso, se você tem um bom domínio de português, você pode muito bem estudar através de uma gramática que seja adequada para seu nível acadêmico. Mas quem tem muitas dificuldades, pode procurar outra alternativa além da leitura de gramática. Assim pode buscar outra alternativa que facilite sua aprendizagem.

Por esse motivo, seja você de nível básico, médio ou avançado, pode se inscrever em cursos online de português. Os cursos de português representam ótimas alternativas para aprender de forma eficiente. Já que há profissionais da língua portuguesa preparados para ensinar.

Assim, se você quer aprender português de forma eficiente, deixamos aqui a sugestão do curso Gramática Aplicada ao Texto. Principalmente se você deseja um curso completo e que aborde os conteúdos, os quais são cobrados em concursos públicos. Mas também é importante para aqueles que desejam aprimorar seus conhecimentos em gramática.

Se você deseja saber mais e adquirir o curso Gramática Aplicada ao Texto. Clique aqui!

Outra sugestão é o livro Gramática, do autor Silveira Bueno. Trata-se de uma gramática destinada para estudantes que querem aprender a falar e escrever adequadamente. É também destinada para vestibulandos e concurseiros. Sendo que uma boa razão para adquirir é sua fácil compreensão e aplicabilidade. Além de ser uma obra completa que aborda todas as partes da gramática.

Deseja saber mais ou adquirir a Gramática, de Silveira Bueno? Clique aqui!

Por qual gramática estudar?

Ter uma gramática em mãos para estudar português é um passo fundamental para o seu aprendizado. Além disso, saber escolher bem a gramática mais adequada para seu perfil é importante. Assim você precisa antes de tudo saber qual seu nível de conhecimento e qual a sua intenção em adquirir a gramática.

Para exemplificar temos a seguir duas situações:

  • Um candidato a Concurso Público pode estudar pela Nossa Gramática Completa do Sacconi. Já que ela é ideal para esse público.
  • Um estudante de Letras precisa adquirir um conhecimento mais avançado de gramática. Por isso ele pode estudar pela Gramática Houaiss do gramático José Carlos de Azeredo.

É por isso que não há uma gramática ruim. Mas sim gramáticas apropriadas para cada estudante. Por essa razão é muito importante uma boa escolha no momento de comprar para iniciar os seus estudos. Assim a gramática certa para estudar é aquela que mais adequada para o seu perfil.

 Pensando nisso, separamos duas excelentes gramáticas da língua portuguesa para você.

Quer adquirir? Clique aqui: Nossa Gramática Completa do Sacconi.

Deseja adquirir? Clique aqui: Gramática Houaiss do gramático José Carlos de Azeredo.

A importância de estudar português

Por que estudar português?
Imagem disponível em Pixabay.

É muito grande a importância de se estudar português, já que o domínio da língua é essencial para o nosso convívio em sociedade. Pois a vida humana na sociedade atual é dependente do ato de se comunicar. Seja no meio social, no trabalho, no hospital, na igreja, na escola ou faculdade, todos os ambientes requerem comunicação.

Quem faz um bom uso da língua, poderá se destacar muito melhor em várias situações e contextos. Já que usamos a língua falada e escrita para múltiplas tarefas e funções no dia a dia. Por isso é preciso aprimorar a nossa comunicação para ficarmos mais preparados para nos desenvolvermos na sociedade.

Mas aprender português não é apenas dominar a leitura e a escrita. Porque vai muito além destes saberes. É também saber interpretar aquilo que se ouve e se lê. Entender e dar sentido a mensagem captada pelos nossos sentidos é fundamental na comunicação.

Veja a seguir uma lista com algumas das principais questões que provam a importância da língua portuguesa:

  1. Desenvolve a comunicação;
  2. Aprimora a leitura;
  3.  Melhora a escrita;
  4.  Enriquece a oratória;
  5. Aprende a interpretar de texto;
  6.  Facilita o estudo de outras disciplinas;
  7. Conhecimentos de português garante melhores oportunidades de trabalho.

Para redigir um artigo preciso entender de  SEO e boa ortografia? 

Em alguns casos, para ter sucesso em um artigo de um site é necessário ter feito uma Mentoria de SEO, para uma boa otimização nos motores de buscas. Desse modo, melhora o tráfego orgânico e o conteúdo obtém um melhor posicionamento no Google. 

Além disso, não se pode esquecer do domínio da língua escrita, ou seja, uma boa ortografia. 

Assim, para um bom artigo web é preciso unir técnicas de SEO com uma boa escrita. Certamente os resultados serão promissores.  

Como estudar português do zero?

Começar a estudar português do zero é uma boa oportunidade de conhecer na íntegra todas as regras e conceitos importantes de nossa gramática. Além disso, é bom para quem quer relembrar muitos assuntos esquecidos. Para isso, existem meios que auxiliam aqueles que desejam estudar português do zero.

Para estudar português do zero é necessário ficar atento para algumas questões.

1.      Comece a estudar na ordem certa. Assim inicie o estudo da gramática portuguesa na seguinte ordem:

·         Fonética, Fonologia, Ortografia, Morfologia, Sintaxe, Semântica, Língua e Linguagens.

2.      Faça um plano de estudos. Ter um cronograma de estudos ajudará a organizar as disciplinas estudadas. Bem como o seu tempo de dedicação aos estudos.

3.      Busque atividades de português para responder. Existem gramáticas da língua portuguesa que vem com exemplos de atividade. Como nas citadas no item “por qual gramática estudar” neste texto.

4.      Leia bastante informações sobre a língua portuguesa. Busque em sites destinados à educação ou até mesmo em revistas.

5.      Nunca pule o assunto antes de conseguir aprender. Só passe para o próximo assunto após ter a certeza que você aprendeu.

Como estudar português para concurso?

A disciplina Língua Portuguesa é cobrada em todas as provas de Concurso Público. Geralmente ela equivale de 20 a 30 % de uma prova de concurso. Desse modo, saber como estudar português para concurso é muito importante para você gabaritar na prova. Por isso preste atenção nas seguintes sugestões que separamos.

  • Organize seu tempo. Organize o seu tempo de estudo. Isso é fundamental para que você tenha tempo para aprender os conteúdos necessários.
  • Faça um cronograma das disciplinas que você vai estudar. Inclua a língua portuguesa nele.
  • Crie um mapa conceitual. Pois os mapas conceituais ajudam a organizar os assuntos aprendidos. Bem como ajuda a lembrar certos conceitos.
  • Assista a videoaulas de português. Assistir videoaulas de português para concurso é importante. Assim você poderá aprender com professores que entendem de concurso público e da língua portuguesa. Felizmente no YouTube existem diversas aulas de gramática portuguesa completas para concurso público.
  • Tenha uma gramática para concurso a disposição. Ter uma gramática é muito importante para você aprender de modo efetivo. Mas escolha a gramática conforme solicitado pela banca examinadora do concurso. Se você quer saber as gramáticas mais exigidas em concursos públicos: Confira aqui as melhores gramáticas da língua portuguesa.
  • Conheça a banca examinadora de seu concurso. Veja no seu edital qual será a banca organizadora do seu concurso. Já que cada uma tem uma maneira de elaborar as questões de português na prova. Alguns exemplos de banca examinadora:  Fundação Carlos Chagas(FCC), Cebraspe/Cespe e Fundação Getúlio Vargas (FGV).
  • Saiba qual gramática sua banca exige. Conhecendo qual a banca organizadora da prova. Verifique por qual gramática ela quer que se estude para a prova.

Mais dicas:

  • Resolva vários exercícios de português –Treine resolvendo questões de português. Pois isso te ajudará a interpretar melhor as questões ao longo do tempo. Bem como saber quais os seus acertos e dificuldades.
  • Treine em simulados online de português – Os simulados online de português são ótimos para quem quer treinar. Por isso muitos concurseiros recorrem a esse meio.
  • Verifique as questões de gramática exigidas no seu edital e estude-as. Leia o edital para saber quais os assuntos de português são exigidos por ela. Pois não dá tempo de estudar todos os assuntos de gramática. Por isso, foque nos que seu concurso requer.
  • Estude redação – Se o concurso que você fará exigir redação, não se esqueça de estudar. Já que redação é um dos fatores de aprovação ou reprovação de muitos candidatos.
  •  Aprenda interpretação de texto – Interpretar texto é fator decisivo para sua aprovação. Por isso, estude como aprender a interpretar textos. Além disso, saiba que até para resolver uma questão de matemática, você precisa saber interpretar.

Como estudar português para Enem

 Estudar para a prova de Português do Enem é uma tarefa importante para quem deseja gabaritar essa disciplina e ser aprovado no exame. A disciplina de Português, a qual é pertencente ao grupo denominado Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, tem deixado muita gente preocupada. Mas essa preocupação faz sentido. Afinal, as questões de português que caem no Enem possuem muitos textos extensos.

Se não bastasse a quantidade de textos grandes e de natureza interpretativa. O Enem exige ainda que o candidato domine a norma culta da Língua Portuguesa. Desse modo, ele trata como um dos eixos cognitivos. Por isso, o candidato deve estudar bastante para a prova do Enem.

Veja a seguir alguns dos principais conteúdos que caem na prova de Português do Enem.

Conteúdo da prova de Português do Enem

1.       Estudo de aspectos linguísticos nos textos – construção de textos, articulação de ideias e proposições.

2.       Estudo do texto – Gêneros textuais, composição textual e produção da escrita.

3.       Textos argumentativos – Gêneros, recursos linguísticos, argumentação, pontos de vista, função sociocomunicativa, etc.

4.       Aspectos linguísticos da Língua Portuguesa – Variações linguísticas, norma culta, tempos e modos verbais, entre outros.

Conteúdos que caem na prova de português do Enem.

Dentre os principais conteúdos que o candidato precisa dominar, estão os seguintes:

  1. Funções da linguagem
  2. Figuras de linguagem
  3. Interpretação de texto
  4. Norma culta e popular
  5. Síntese e resumo
  6. Ambiguidade
  7. Denotação e conotação
  8. Gêneros textuais
  9. Intertextualidade

Conhecimentos de linguagem que o candidato precisa dominar.

Confira:

  • Língua Portuguesa;
  • Redação;
  • Língua Estrangeira;
  • Literatura;
  • Educação Física;
  •  Artes;
  • Tecnologias da Informação e Comunicação.

Por isso são questões de linguagens que vão além da disciplina de português. Saber todas torna-se fundamental para uma boa aprovação.

Estudar para a prova de Enem – Dicas

Até aqui apresentamos alguns dos principais conteúdos que compõem a área de linguagens suas tecnologias na prova do Enem.

Agora vamos apresentar algumas dicas para quem quer começar a estudar português para o Enem.

  • Leia bastante: A leitura é essencial para quem vai prestar o Enem. Por isso leia jornais, revistas científicas, artigos e livros. Enfim, torne-se um leitor ativo.
  • Conheça obras literárias – Muita gente não se atenta para a importância das obras literárias e acabam errando algumas questões importantes. Por isso leia poemas, contos, fábulas e conheça as obras literárias diversas.
  •  Identifique as diferentes linguagens e seus recursos como elementos de caracterização dos sistemas de comunicação.
  • Utilizar linguagens para resolver problemas sociais.
  • Relacionar informações considerando a função social nos sistemas de comunicação e informação.
  •  Faça um bom cronograma de estudos para o Enem.
  • Observe todos os conteúdos solicitados no edital.
  • Leia as últimas provas do Enem para se familiarizar com a prova.
  • Faça simulados online do Enem – Os simulados online são excelentes para quem quer treinar. Já que através dele, você poderá saber quais os assuntos que você tem bom domínio e quais você precisa melhorar.
  • Pratique a escrita – isso ajudará na parte da redação.

Afinal, por que estudar português

Como vimos estudar português favorece tanto a vida das pessoas. Já que um bom domínio da língua é essencial para a vida social, profissional e acadêmica. Enfim, não importa a sua intenção de estudar português.

Em qualquer interação com o outro requer conhecimentos da língua portuguesa, seja em interações comunicativas orais ou escritas. Desse modo, dominar bem o idioma é fundamental. Por isso, aqueles que estudam português, sempre têm a ganhar. Assim, é um investimento que vale a pena.

Mas nem sempre as pessoas sabem o porquê é importante estudar e como começar a estudar português. Por isso este artigo trouxe algumas respostas para você.

Confira também: Melhores celulares para estudar.

Boa leitura!