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Qual a diferença entre avaliação e prova

Qual a diferença entre avaliação e prova

Você sabe qual a diferença entre avaliação e prova?

Todo estudante já sentiu um frio na barriga na realização das provas. isto acontece porque é uma responsabilidade tirar boas notas para passar de ano, mas o peso disso vem da cobrança da família e da escola que exigem um rendimento mínimo do aluno para obter a aprovação.

Para entender a diferença de avaliação e prova precisamos primeiro conceituar cada uma delas. Além disso, vamos saber o que a BNCC fala sobre a avaliação e o pensamento de Luckesi sobre esse tema.

Leia este artigo até o final e entenda o porquê avaliação e prova não são a mesma coisa.

Qual a diferença entre prova e avaliação: Conceitos e características

Ainda que pareçam sinônimos, é preciso diferenciar avaliações de prova. Embora na escola se utilizem ambos os termos, as perspectivas de uso são diferentes. Assim, precisamos entender o conceito de cada uma delas para então realizarmos uma análise mais profunda.

Avaliação:

Pode ser definido como a emissão de um “juízo de valor”. Essa avaliação pode se referir a: coisas, pessoas e ações. De acordo com o dicionário Oxford Linguagens, avaliar pode ser definido por “ter ideia de conjecturar sobre ou determinar a qualidade, a extensão, a intensidade, etc.”

Dessa forma, a avaliação pode ser identificada com um processo na qual o indivíduo vai emitir um valor sobre um processo que ele observou. Assim, nós nos tornamos críticos ao avaliar ambientes, atitudes e pessoas, pois realizamos uma análise minuciosa do local, aparência e ações de situações que os causam determinadas impressões.

Na escola, por sua vez, a avaliação se estabelece através de um processo onde o professor vai observar o aluno, suas ações, seus feitos e a partir daí emitir um juízo de valor.

Prova:

Prova

É um instrumento de avaliação. É usado como uma forma de medição das capacidades físicas e cognitivas de alguém. Ou seja, é uma forma de sujeitar a pessoa a que está sendo avaliada a realizar determinadas ações que possam ser mensuradas a partir de objetivos pré-definidos.

Na escola, a prova é utilizada como modo do professor perceber se os conteúdos expostos na sala de aula foram ou não assimilados pelos alunos. O desempenho realizado na prova vai determinar o êxito ou fracasso do estudante.

O que a BNCC fala sobre avaliação?

A BNCC deixa claro a diferença entre avaliação e prova, pois estimula que o professor diversifique os instrumentos avaliativos.

Entendendo que a aprendizagem é um processo contínuo, a BNCC estimula que os professores explorem não só as habilidades cognitivas através de provas, mas incentivam a realização de atividades que promovam habilidades orais, artísticas, motoras e socioemocionais.

A BNCC explica que a avaliação é para guiar professores a realizarem diferentes formas de acompanhar o desenvolvimento dos alunos através de seminários, saraus, dramatizações, jogos, entre outras atividades lúdicas que possibilitam formar novas habilidades.

O processo de se avaliar apenas focado na prova transforma o ambiente escolar num foco conteudista, visando apenas o acúmulo de informações. Esse tipo de pedagogia tradicional vem sendo questionada por educadores.

Todo mundo já estudou para realizar uma prova decorando textos, palavras ou datas e logo depois esqueceu tudo. De que adiantou tal memorização? A aprendizagem sem significado é descartada pelo nosso cérebro. O conhecimento só é gerado se contextualizado, por isso as memorizações são facilmente esquecidas.

Dessa forma a BNCC sugere que os docentes utilizem diferentes métodos de ensino para  potencializar as habilidades e competências dos estudantes, possibilitando uma avaliação que não se foca apenas na “decoreba”.

Qual o papel da avaliação na aprendizagem?

Para entender qual o papel da avaliação na aprendizagem devemos fazer uma análise do processo.

Todo estudante vai para a escola com o objetivo de aprender. Essa aprendizagem deve prepará-lo para o exercício da cidadania. Assim a avaliação surge no cenário educacional, segundo Luckesi, como um termômetro que vai determinar os níveis alcançados.

A avaliação não serve para aprovar ou reprovar o aluno, mas para orientá-lo sobre seu desempenho, sinalizando seus êxitos e dificuldades.

Infelizmente temos um sistema educacional que utiliza um sistema de nota, de caráter eliminatório, que em nada agrega a aprendizagem, apenas foge da proposta real de observar as dificuldades para buscar superá-las.

Embora ninguém goste de cometer erros, podemos afirmar que o erro é um elemento importante para a aprendizagem e a avaliação visa perceber os erros dos alunos para então entender suas dificuldades e daí traçar novos direcionamentos utilizando metodologias variadas.

Assim, a avaliação é essencial no processo educativo, pois vai auxiliar professores e alunos a buscarem melhores métodos que favoreçam ao ensino aprendizagem.

Reflexão de Luckesi sobre avaliação

Luckesi (1995) explica que a avaliação é um ato amoroso, pois serve para transformar os processos educativos, enxergando as dificuldades e as transformando em novas oportunidades de êxito.

O autor fala em seu livro “Avaliação da Aprendizagem Escolar” que existe a Pedagogia do Exame, uma prática comum nas instituições de ensino que utilizam o medo para obrigar nos alunos à obrigação de estudar.

Essa prática ainda vigente na atualidade nos revela a necessidade de transformações urgentes no processo avaliativo.

Luckesi sugere que possamos ressignificar o nosso modo de olhar as avaliações, quando entendermos que ela não deve servir para prejudicar os alunos e sim para ajudá-los a encontrar o melhor caminho para a aprendizagem.

Portanto, Luckesi se posiciona contra a concepção que que avaliação e prova sejam sinônimos e deixa claro que precisamos entender a real diferença. Lembrando que precisamos nos atentar que a prova é um instrumento e a avaliação um processo.

Por que é necessário entender a diferença entre avaliação e prova?

Por que é necessário entender a diferença entre avaliação e prova?

O sistema educativo só será justo se parar de utilizar as notas como determinante no processo de ensino aprendizagem. Os alunos não podem estar num ambiente escolar como se estivessem participando de um processo seletivo.

A finalidade da educação é desenvolver as potencialidades do educando. A nota por si só mostra suas fraquezas e nada mais.

“A prova não prova nada”. Esse é um dito comum entre educadores que se opõem a esse sistema avaliativo injusto que tem raíz numa ideologia dominante que defende a divisão de classes e usa a escola como instrumento que peneira “quem sim e quem não”.

A lei diz que TODOS têm direito à educação, mas na prática infelizmente não é assim. A educação de qualidade não chega para todos. A pandemia serviu para mostrar as reais condições da educação brasileira, pois nem todos participaram das aulas virtuais por falta de condições. O que demonstra a tamanha desigualdade socioeconômica.

Por isso é preciso que docentes e alunos entendam que a aprendizagem vem em primeiro lugar e que a avaliação é um guia para mostrar diferentes caminhos de como atingi-la. A nota por sua vez desestimula e condena milhares de estudantes a se sentirem fracassados. A pergunta central é: Você estuda para aprender ou estudar para passar?

Conclusão

É fundamental que todos entendam qual a diferença entre avaliação e prova. Isto significa mudar o foco do sistema de ensino. A temida prova não pode ser mais vista assim, pois deve ser compreendida como um instrumento que vem para auxiliar os estudantes.

Dessa forma, o sistema de ensino deve valorizar mais a aprendizagem do que a nota. O aluno deve ser incentivado a estudar para aprender e não apenas para passar de ano.

Assim a motivação em sala de aula precisa ser positiva e não ameaçadora. Ninguém se engaja num processo por medo, a proposta educacional deve ser impulsionada pelo prazer de aprender.

Portanto, a avaliação é necessária para que o processo de acompanhamento do ensino aprendizagem ocorra. Entretanto, a prova é apenas um instrumento, assim como seminários, pesquisas, atividades lúdicas, entre outras opções. O valor real é desenvolver o melhor dos alunos e os motivar a aprender com prazer.

Veja também nosso artigo sobre a diferença entre Pedagogia e Andragogia.