O que é a Base Nacional Comum Curricular?
Base Nacional Comum Curricular ou BNCC é hoje o “manual” do professor. Você sabe sobre o que trata esse documento? Este artigo está direcionado a área de educação básica no campo de atuação da pedagogia e te ajudará a entender o que é a BNCC e como se aplica na Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental.
Leia este artigo até o final e observe como a Base Nacional Comum Curricular ajuda as escolas em todo o Brasil na luta pela melhoria da qualidade de ensino.
O que é a Base Nacional Comum Curricular BNCC?
A Base Nacional Comum Curricular BNCC é um documento normativo que foi homologado em 20 de dezembro de 2017. É um guia para as redes de ensino pública e privada, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. A BNCC define as aprendizagens essenciais correspondente a cada faixa-etária do sistema de ensino vigente.
A proposta central da Base Nacional Comum Curricular é que todos os estudantes tenham acesso ao mesmo conteúdo de ensino com um núcleo comum que será igual em todas as escolas. Assim, garante a todos os estudantes o direito a uma educação fundamentada na igualdade para a promoção de um sistema educacional que luta por uma sociedade justa e democrática.
É importante destacar que a BNCC preserva a autonomia das escolas, pois respeita o artigo 26 da LDB 9394/96 que estabelece que além das disciplinas comuns a todas os estabelecimentos de ensino há também uma parte diversificada com componentes curriculares escolhidos de acordo com os aspectos históricos e sociais que a instituição está inserida. No geral, essa parte deve ter uma estrutura que respeite as características locais a fim de atender as necessidades da comunidade escolar.
O ano de 2020 foi o tempo limite para toda rede de ensino se adequar as propostas da BNCC. Foram estabelecidas habilidades e competências que devem ser atingidas por todos os alunos para que os objetivos educacionais sejam alcançados.
Contudo, determina-se dez competências básicas que devem ser atingidas pelos estudantes ao longo de toda a Educação Básica. São elas: conhecimento, pensamento crítico e criativo, repertório cultural, comunicação, cultura digital, trabalhos e projeto de vida, argumentação, autoconhecimento e autocuidado, empatia e cooperação, responsabilidade e cidadania.
Além disso, determina-se que habilidades sejam desenvolvidas em cada componente curricular de modo a garantir o desenvolvimento das competências acima citadas.
Base Nacional Comum Curricular na Educação Infantil
A educação Infantil é a primeira etapa da Educação Básica e a BNCC segue os mesmos eixos estabelecidos nas Diretrizes Curriculares Nacionais . Entretanto o seu enfoque está nos eixos estruturais, nos direitos de aprendizagem e campos de experiências.
A criança inicia seu processo de socialização na Educação Infantil, por isso o objetivo da BNCC é garantir o direito de: conviver, brincar, participar, explorar e conhecer-se. Esses direitos são assegurados a qualquer aluno com matrícula regular.
O ensino deve acontecer através das atividades lúdicas com experiências de aprendizagens significativas para a construção de vivências sociais visando o desenvolvimento integral das crianças. Determina-se explorar como campos de experiência os seguintes conteúdos curriculares:
- O eu, o outro e o nós
- Corpo, gestos e movimentos
- Traços, sons, cores e formas
- Escuta, fala, pensamento e imaginação
- Espaços, tempos, quantidades, relações e Transformações.
A partir dessas aprendizagens a criança vai ampliar sua visão de mundo, respeitando as peculiaridades dos grupos etários de modo a impulsionar o seu desenvolvimento.
O aluno da Educação Infantil é um sujeito de direitos, que necessita estar em constante aprendizagem, explorando o mundo ao seu redor e tomando como ponto de partida o seu próprio corpo.
Os professores desde segmento de ensino devem respeitar os direitos das aprendizagens e realizar atividades com intencionalidade educativa. Para isso o planejamento das atividades deve levar em consideração os aspectos cognitivos, afetivos, linguísticos, psicomotores e socioculturais de cada aluno. Usar, pois, filmes educativos é uma excelente opção para os educadores nesse processo, mas é preciso saber o que assistir, evidentemente os filmes devem estar em consonância com a aprendizagem que se deseja proporcionar através desse recurso lúdico e tecnológico.
BNCC nas Series Iniciais do Ensino Fundamental
Primeiramente, a Base Nacional Comum Curricular, determina que os anos iniciais do Ensino Fundamental tem por objetivo promover múltiplas aprendizagens. Inicialmente levará em consideração a progressão das aprendizagens, pois entende que o aluno vem da Educação Infantil e necessitará de adequações para o novo segmento de ensino.
A áreas do conhecimento de acordo com a BNCC são: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas.
Dentro dessas áreas ficam os componentes curriculares que anteriormente se denominavam de disciplinas. São eles:
- Área: Linguagem/Componente Curricular: Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Artes, Educação Física
- Área: Matemática/Componente Curricular: Matemática
- Área: Ciências da Natureza/Componente Curricular: Ciências
- Área: Ciências Humanas/Componente Curricular: História e Geografia
Além disso, fica estipulado que para atingir as competências de cada área do conhecimento deve-se desenvolver habilidades vinculadas as unidades temáticas.
Durante os anos inicias do Ensino Fundamental a alfabetização é o principal direito de conquista dos alunos. A BNCC reduz o ciclo da alfabetização para o 1° e 2° ano, medida que busca equiparar o processo de aquisição da leitura e da escrita entre os alunos da rede pública e privada.
Por outro lado, tal redução amplia a responsabilidade do professor-alfabetizador que deve focar em atividades que possibilitem o desenvolvimento da consciência fonológica. Apesar disso a criança ainda apresentará dificuldades na grafia das palavras, pois ela está em um processo de aprendizagem continuo ao longo dos anos subsequentes.
As unidades temáticas na BNCC são os conteúdos comuns em todos os anos do Ensino Fundamental. Os temas são aprofundados de acordo com o grau de amadurecimento do aluno, ampliados nos objetos de conhecimento a serem explorados.
Desse modo, a BNCC cria uma ponte entre os segmentos de ensino Infantil, Fundamental e Médio, preparando os alunos para avançarem numa progressão que vai respeitar seu desenvolvimento integral.
Temas transversais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
Na tentativa de integrar os componentes curriculares a Base Nacional Comum Curricular utiliza temas transversais desenvolvidos através da intradisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade. São eles: Ciências e Tecnologia, Multiculturalismo, Meio Ambiente, Economia, Saúde, Cidadania e Civismo.
A partir desses temas o professor promove uma série de debates que leve em consideração o contexto escolar, o contexto social, a diversidade cultural, étnica e religiosa através do diálogo horizontalizado.
Primeiramente busca-se problematizar a realidade para o desenvolvimento do senso crítico através da superação de um saber linear e fragmentado. Prioriza-se a construção de um saber coletivo que leva em conta todos os sujeitos envolvidos no processo.
Os temas transversais da BNCC permitem que as escolas considerem a realidade que vivem os estudantes e seus conhecimentos prévios são ponto de partida para a busca de novas interpretações do mundo. Assim, considera a diversidade cultural, a luta das minorias e a cultura popular como pautas de discussão na sala de aula.
O professor ao usar as metodologias ativas dá ao aluno o protagonismo na busca de conhecimento. A aprendizagem baseada em projetos é uma excelente forma de criar condições para integrar os diferentes componentes curriculares.
Logicamente que essa metodologia não é a única. O professor inovador utiliza no seu planejamento diário a abordagem dos diferentes temas transversais como uma ferramenta do seu trabalho pedagógico para a promoção de novos conhecimentos por parte dos alunos.
A Base Nacional Comum Curricular foca na construção de uma sociedade com justiça social incentivando a formação de cidadãos participativos, com voz ativa que atuem numa sociedade democrática. Portanto, os temas transversais são pautados no bem comum, defendendo o acesso à cultura e ao diálogo para compor a identidade do aluno.
Conclusão
Considerando o Brasil como um país continental devemos mensurar o desafio que é aplicar a BNCC em uma rede de ensino tão ampla, com tantas particularidades e gritante desigualdade social.
O professor conhece bem as essas dificuldades e busca na BNCC uma fórmula para melhorar a qualidade de ensino. Entretanto não há receita mágica. Cada docente tem a missão de conciliar os problemas de seus alunos, com os problemas sociais e tentar transformar essa realidade.
Lembrar que a BNCC é apenas um guia, transforma o professor no mediador, aquele que facilita a aprendizagem com os recursos que tem a disposição. Obviamente que os documentos normativos orientam, mas é preciso ter consciência da realidade do aluno enquanto sujeito de direito.
A intencionalidade dos processos educativos muda na medida que a sociedade se transforma, os documentos legais também. Porém o aluno é fruto das influências externas e internas do ambiente escolar e desse modo deve ter sua integridade respeitada, independente do que está escrito nos documentos formais
Portanto, conhecer a BNCC é uma responsabilidade de todos os professores, pois embora não tenha todas as respostas aos problemas educacionais do Brasil, orienta como o educador deve atuar para considerar as individualidades, construir coletivamente e ressignificar a educação.
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