O primeiro dia de aula causa sempre uma ansiedade para alunos, pais, professores e na escola em geral. Como se preparar para o acolhimento desses alunos? Essa é uma pergunta importante que todos devem considerar.
Como o professor pode se preparar para fazer desse momento um dia especial na vida do aluno a ponto de cativá-lo a querer voltar no dia seguinte? Nesse artigo vamos dar dicas para todo professor, independente do segmento de ensino, deve conhecer.
Já diz um ditado popular “a primeira impressão é a que fica”. Assim, a escola tem que estar preparada para recepcionar com alegria os estudantes e o professor é a figura que se tornará referência para os alunos.
Assim, leia esse artigo e entenda como o professor deve se apresentar no primeiro dia de aula, que atividades e recursos podem usar para tornar esse dia especial.
Como se apresentar no primeiro dia de aula
No primeiro dia de aula surgem as curiosidades por partes dos alunos: quem é meu professor?
Por isso é importante que se abra espaço para o diálogo. Compartilhe um pouco da sua história de vida.
Mostre seu lado mais humano e deixe seus alunos perceberem que você é um eterno estudante, que está sempre em busca de maior qualificação profissional.
Seja honesto, demonstre segurança, seja amigável. Demonstre que seu principal interesse é construir pontes entre os alunos e os novos conhecimentos.
Explique sobre sua proposta de trabalho, apresentando brevemente o que irá propor ao longo do ano letivo.
O importante é que os alunos sintam que pode confiar em você, isto é, que entendam que você está ali na sala para ajudá-los.
A apresentação pode ser em forma de dinâmica, pode ser apresentando seu currículo, pode ser através de histórias. O importante é que seja uma apresentação que mostre o que você deseja construir junto com a turma.
A melhor apresentação vai consistir na intencionalidade da proposta de trabalho, no ser humano e no profissional que estará disponível para ser o guia desses alunos ao longo do ano letivo.
Como recepcionar os alunos no primeiro dia de aula?
Muitos professores se perguntam como recepcionar os alunos no primeiro dia de aula. Para responder a tal questionamento é preciso pensar no segmento de ensino que se estará atuando e na faixa-etária dos alunos.
As crianças menores vão precisar de um verdadeiro acolhimento. Muitas estão indo à escola pela primeira vez e outras sempre necessitam de uma fase de adaptação, pois passaram nas férias um longo período em casa e entrar na nova rotina de aulas nem sempre é fácil.
A escola precisa se mostrar como um lugar que desperte o interesse do aluno para que ele se sinta motivado a voltar no dia seguinte. Por isso, o professor precisará ter algumas cartas na manga para atrair o interesse dos pequenos.
Em primeiro lugar a sala de aula precisa ser atrativa, ter cores vibrantes, imagens que chamem a atenção das crianças. Além disso, uma boa música ajuda a motivar as crianças a participarem de atividades coletivas. E a sala precisa disponibilizar jogos educativos, brinquedos, massinha de modelar e um parquinho para que as crianças associam esse primeiro dia a uma verdadeira diversão.
Na medida que avançamos na faixa etária os alunos vão sentindo outras necessidades. Muitos ficaram de férias longe dos amigos e o primeiro dia de aula é o momento do reencontro. Eles precisam de um tempo para socializar e os professores precisam dar esse tempo antes de entrar com atividades ou avaliações diagnósticas.
Os alunos adolescentes odeiam quando o professor no primeiro dia de aula pede para que eles se apresentem e falem um pouquinho sobre o que gostam de fazer. Entendemos que o professor precisa conhecer a turma, mas ele terá outras oportunidades. O ideal nesses casos é realizar dinâmicas que os ajudem a identificar a sala como seu verdadeiro grupo.
Quantas dinâmicas você conhece? Veja os exemplos.
Dinâmica para o primeiro dia de aula: Alguns exemplos
Veja algumas dinâmicas para diferentes faixas-etárias:
Dinâmica da Convivência
Para encorajar os alunos às regras de convivência e criar um clima de harmonia em sala de aula.
Todos os alunos devem sugerir regras que julguem importantes para o convívio e desenvolvimento das atividades em sala de aula. A partir daí, elabora-se um contrato que pode ser feito em forma de documento ou mesmo de cartaz exposto na parede da sala para ser assinado pelo grupo como comprometimento das regras.
O contrato deve ser sempre lido e revisado de acordo com as situações que surgirem.
Essa dinâmica é ideal para as turmas da Educação Infantil (Grupos 4 e 5).
Dinâmica “quem está ao meu lado”
O objetivo dessa dinâmica é a integração e a ideia de pertencimento a um grupo.
Os alunos devem formar uma roda e dar as mãos, girando de um lado para outro na medida que uma música tocar. A ideia principal é que cada um grave quem era o colega que segurava sua mão direita e esquerda.
Quando a música parar, todos devem soltar as mãos e caminhar pela sala. Após o retorno da música os alunos deverão formar novamente o círculo. O desafio é lembrar quem estava do lado direito e esquerdo.
Após a conferência dos lugares o professor deve parar a música e pedir para formarem um novo círculo e repetir a atividade até que os alunos possam diversificar os colegas a fim de conhecê-los.
Dinâmica “Feitiço contra o Feiticeiro”
Dinâmica “Feitiço contra o Feiticeiro”
Essa dinâmica cai bem na turma dos adolescentes, pois além de trabalhar com valores, pode-se descontrair e ajudar a desenvolver um clima amigável na sala de aula sobre ideias de cooperação e união.
O professor deve distribuir pedaços de papel para os alunos individualmente, daí deve solicitar que os alunos escolham um amigo da direita e escreva um desafio para que ele realize.
Depois de se certificar que todos os alunos escreveram, o professor irá contar que o feitiço recai sobre o feiticeiro e o que foi escrito para o colega, o próprio aluno fará.
Assim os alunos vão aprender a grande lição de não desejar mal ao outro e ainda vai garantir muitos risos na sala de aula.
Primeiro dia de aula: início do período de adaptação
O primeiro dia de aula deve ser planejado. Os professores devem levar em consideração que é parte de um período de adaptação.
Para as turmas dos pequenos, às vezes o primeiro dia de aula é também a primeira ida à escola.
Para os alunos maiores, é o momento de adaptar-se a professores e colegas novos e em algumas situações a uma escola nova. Por isso é interessante pensar em atividades dinâmicas que cativam os alunos.
Atividades no primeiro dia de aula na Educação Infantil
- Rodinha – Momento de acolhimento para saber quem é seu aluno.
- Atividade no parquinho – certamente é sempre a melhor opção no primeiro dia de aula na escola;
- Música e dança – assim o ambiente fica mais alegre e divertido (músicas que fazem sucesso no momento);
- Contar histórias;
- Uso da massinha de modelar;
- Atividades de colorir.
Atividades no primeiro dia no Ensino Fundamental
- Dinâmica para apresentação;
- Passeio para conhecer as dependências da escola;
- Roda de Conversa sobre temas atualizados;
- Escrita de um perfil do aluno (dizer tudo o que gosta e não gosta);
- Escrita de um texto “quem sou eu” com confecção de autorretrato;
- Atividade com tinta guache.
É possível deixar uma boa impressão na minha primeira aula como professor?
É possível deixar uma boa impressão como professor no primeiro dia de aula, no entanto, para isso, faz-se necessário um bom planejamento.
Como diz um certo ditado “a primeira impressão é a que fica”, dessa forma é essencial que os professores se preocupem com esse tema.
Não pensem que vão conseguir entrar na sala de aula e falar qualquer coisa ao aluno porque são crianças e fáceis de enganar. O aluno sabe quando o professor está bem preparado.
A preparação prévia dá ao professor segurança para transmitir o conteúdo. A postura docente, certamente, fará toda a diferença ao desenvolver as atividades.
Se é o seu primeiro dia de aula, pesquise atividades que dizem respeito a faixa-etária dos alunos. Busque engajá-los na sua proposta de trabalho, seja desafiador, desperte a curiosidade e assim conseguirás envolver toda a turma.
A boa impressão depende da sua empatia. Por isso, chegue na sala vibrante, com boas perspectivas de trabalho e vai contagiar seus alunos com a mesma empolgação.
Lembre-se também que não só no primeiro dia, mas durante todo o ano letivo que o professor é o grande referencial e portanto o incentivador dos alunos. Por isso, preocupar-se com a imagem de como seus alunos te vêem é um sentimento importante de ser cultivado.
Conclusão
O primeiro dia de aula é sempre marcante e deixa uma impressão.
Para que a impressão seja positiva o professor precisa se organizar, elaborando um roteiro de atividades que motive seus alunos a participarem da aula.
É importante que o aluno se sinta um colaborador, que perceba que ele agora é parte daquele espaço, desse modo, as propostas de tarefas devem ser dinâmicas, que empolgue e os façam querer retornar.
A escola é lugar de aprendizado, mas não se aprende apenas o que está nos livros, aprende para a vida, para a convivência respeitosa.
Portanto, um professor que se preocupa em começar seu primeiro dia de aula com sucesso, pensando em planejar atividades, tem todo o potencial para ter um ano letivo que favoreça o bom desempenho da turma como um todo.
Compartilhe este conteúdo! Obrigada!
Veja também: A História da Lei Maria da Penha!