A última década foi marcada no mundo dos games pela ascensão meteórica dos chamados eSports, ou seja, os esportes eletrônicos. Se há 20 anos parecia absurdo pensar em torneios de videogame que não fossem apenas por diversão, hoje em dia é comum vermos notícias de competições mundiais enormes sendo transmitidas nos principais canais da televisão e da internet.
Toda essa evolução também faz com que o mercado de games se transforme e que novas demandas surjam. A compra da Activision Blizzard pela Microsoft em 2022 foi um movimento que fez com que muitas pessoas ficassem de olho no que as grandes companhias estão preparando para os próximos anos. O valor da compra foi de US$68,7 bilhões, impressionante até mesmo para esse que já é o maior segmento da indústria do entretenimento.
No Brasil, mais de 73% das pessoas jogam algum tipo de game. Além disso, o número de pessoas que acompanha algum tipo de eSport, seja apenas por curiosidade ou mesmo para torcer por times específicos, também aponta uma tendência de crescimento.
As grandes competições
Todos esses dados mostram que o mercado está aquecido, mas não é só no desenvolvimento e na comercialização dos jogos que ele se movimenta. Os grandes eventos têm se tornado cada vez mais comuns, atraindo pessoas de todas as partes do mundo e fazendo com que diversos setores possam lucrar.
Para se ter uma noção, o último campeonato mundial de League of Legends obteve nada mais, nada menos do que um pico de 6,4 milhões de pessoas assistindo simultaneamente nos canais de transmissão. Estamos falando aqui apenas de um campeonato, mas esse grande número não é tão surpreendente assim. Outras ligas como a Free Fire World Series, o Valorant Champions e o DOTA2 Internacional também costumam ter excelentes audiências, o que significa maior receita publicitária, além de toda a movimentação do próprio evento.
Os valores das premiações desses campeonatos também estão cada vez mais altos. Os prêmios do último mundial de LOL ultrapassaram a casa dos 5 milhões de dólares, enquanto os de Free Fire chegam perto dos 4 milhões.
Apesar de o grande sucesso dos torneios de eSports ter começado na última década, as competições não ficam restritas apenas a eles, muito menos aos títulos que foram lançados nesse período. Na verdade, jogos mais antigos e consolidados como o poker, por exemplo, conseguiram fazer uma excelente migração para o mundo digital, conquistando novos fãs e criando o seu próprio grupo.
A existência do torneio Power Path, do PokerStars, é uma excelente demonstração de como essa comunidade funciona. Não é necessário ser o mais experiente dos jogadores para entrar nele, porém, conforme você for avançando nas etapas, ganha maiores recompensas e chances para disputar torneios com jogadores cada vez mais qualificados.
Um mercado que gera empregos
Pensar nos eSports apenas como um fenômeno da internet é deixar de olhar para eles como grandes eventos globais. Esse mercado não gera dinheiro apenas de forma direta com os jogos, mas também em tudo o que eles movimentam em seu entorno. Hoje em dia, um grande torneio desse porte tem potencial para gerar muitos trabalhos formais em diversas áreas.
As grandes competições ocorrem em estádios e atraem públicos imensos, muitas vezes ultrapassando 50 mil pessoas. Isso significa que, quando uma cidade ou um país recebe esse tipo de evento, a indústria do turismo também precisa se movimentar. Nesse sentido, profissionais de hotéis, transportes e restaurantes fazem suas articulações para atender à demanda crescente.
Além deles, os empregos informais ainda tendem a crescer: vendedores, pequenos comerciantes e donos de pequenos negócios costumam investir no público que chega para aproveitar os eventos em seu máximo.
É claro que a geração de empregos dos eSports não tem relação apenas com os torneios em si. Quanto mais sobe a demanda para esse tipo de jogo, mais empresas ficam interessadas em produzir os seus próprios títulos e colher os frutos desse sucesso. Por isso, é muito comum vermos pessoas estudando para se tornarem desenvolvedores de games. Os principais títulos das grandes companhias costumam ter equipes de centenas ou até mesmo milhares de pessoas trabalhando em conjunto para que o game seja desenvolvido da melhor maneira possível.
E se mais empregos diretos no desenvolvimento são gerados, significa também que as empresas precisam investir em outras áreas como de recursos humanos e suporte interno para funcionários.
Como você pôde perceber, o mundo dos eSports é bastante vasto e tem aquecido o mercado de várias formas diferentes. Isso é uma boa notícia para quem sonha em um dia entrar nessa indústria, já que, pelos números que vimos, a tendência é que esse enorme sucesso não acabe tão cedo.