As Metodologias Ativas na Educação: Entenda seu conceito e aplicação!
A educação não é moda, mas tem seus estilos. Atualmente todo professor antenado com as tendências pedagógicas falam sobre as Metodologias Ativas. Você provavelmente já ouviu falar, mas consegue explicar porque e para que essas metodologias são utilizadas? Leia o artigo completo que poderá compreender o conceito e sua aplicação na sala de aula.
Se os professores e todos os membros da comunidade escolar adotarem essa nova proposta educacional a educação se transforma. Quer saber por quê? Leia este artigo e fique também informado!
Metodologias Ativas: conceito e aplicação
A pedagogia tradicional é a erva daninha da educação. Desejamos extingui-la, mas ela sempre está lá, disfarçada, se escondendo, mas viva. O combate a tendência tradicional fez surgir várias correntes pedagógicas que lutam para dar um novo sentido ao processo formativo.
As metodologias Ativas surgem nesse cenário como uma prática inovadora. São um conjunto de estratégias de ensino que tem por objetivo colocar o aluno como protagonista do processo de ensino aprendizagem, além de possibilitar dinamismo nas aulas.
É provável que todos os estudantes já sentiram tédio assistindo quatro horas de aulas, com professores que falam sem parar e sobre um assunto que é totalmente desinteressante. Parece que o principal objetivo é cumprir o programa independentemente da participação dos alunos. Muitas vezes as aulas são eternos monólogos, onde os estudantes prestam atenção em tudo, menos no que está sendo dito, porque nada faz o mínimo de sentido para ele. Esse é o modelo da aula tradicional que precisa acabar.
As metodologias ativas trazem uma proposta totalmente diferenciada. Elas têm como meta envolver os alunos nos conteúdos de modo a torná-los significativos, estimulando sua participação, buscando desenvolver o interesse, a curiosidade e a partir daí o engajamento do estudante.
A medida que as metodologias ativas são aplicadas a sala de aula ganha um novo movimento com: discussões, trabalhos em equipe, em duplas, realização de projetos e inúmeras outra atividade que farão o aluno se comprometer com sua aprendizagem.
Alem disso, a utilização de filmes sobre educação é uma excelente alternativa.
Assim o planejamento das aulas ganha uma nova dinâmica. Desse modo a escola vai eliminado o ensino tradicional por uma proposta que faz sentido para o estudante.
Principais Tipos de Metodologias Ativas
A lista das metodologias ativas na educação é bem grande, mas vamos detalhar aqui as mais usadas. São elas:
- Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) – Nessa metodologia ativa o professor chega na sala com um questionamento que desperte a curiosidade dos alunos e os instigue a procurar respostas. Inicia-se uma discussão e aluno terá que pesquisar, levantar hipóteses, definir estratégias, aplicar novos conhecimentos e chegar a uma conclusão. Ao final as informações coletadas devem ser apresentadas.
- Sala de Aula Invertida (Flipped Classroom) – Fugindo totalmente da aula tradicional, o professor compartilha os materiais de estudo e permite o acesso antes da aula. Durante os encontros presenciais os alunos discutem, tiram dúvidas e realizam atividades. O professor acompanha todo o processo avaliando a participação de cada um, mas dá autonomia para que os estudantes desenvolvam os temas sugeridos.
- Aprendizagem Baseada em Projetos – Toda escola já realizou algum tipo de projeto, mas nessa metodologia ativa os alunos são responsáveis por organizar cada etapa. A turma se dividirá em equipes que definirão um tema, delimitando um problema para se explorar possíveis soluções, criando um planejamento de ações para se obter respostas que discutidas pelo grupo serão expostas ao final do processo. Envolve pesquisa, reflexão, iniciativa e cooperação por parte de todos os membros.
- Gamificação- O jogo é um desafio que todos se sentem atraídos. Por isso essa metodologia estimula a participação dos alunos através de games virtuais ou não que tenham regras, pontuação, missão, fases, recompensas e desse modo incentive a participação. Estuda-se os conteúdos brincando.
Para que as metodologias ativas alcancem seus objetivos o professor deve aprofundar seu conhecimento. Indicamos o livro “Metodologias Ativas: uma nova experiência de aprendizagem” para que professores possam adquirir mais conhecimento sobre o tema e transformar suas aulas.
O aluno como protagonista do processo de ensino aprendizagem
As Metodologias Ativas na Educação Básica colocam o aluno como protagonista do ensino aprendizagem, pois ele deixa de receber conteúdos prontos e passa a buscar o seu próprio conhecimento.
O professor perde o papel central, deixando de ser apenas um transmissor de informações e dá possibilidade para que os alunos tenham autonomia através da mediação do processo. Ele é o facilitador da aprendizagem, o guia que vai apontando caminhos e os alunos seguem explorando.
Consequentemente o estudante passa a ter voz ativa, pois sua participação é essencial no processo. Na medida que pesquisa e discute, contextualiza a realidade fazendo reflexões e dando sentido ao conteúdo estudado, transformando os conceitos adquiridos em uma aprendizagem significativa.
O aluno é estimulado a pensar, deixando de lado o estudo focada na memorização. O desenvolvimento da criticidade se dá quando problemas reais são expostos de forma contextualizada para que ele aprenda a aplicar os conceitos téoricos na vida prática, momento que as informações coletadas se transformem em conhecimento.
Neste sentido a educação muda o foco do ensino para a aprendizagem e o aluno torna-se centro do processo e por isso protagonista.
Infelizmente alguns professores ainda tem resistência a esse item, pois durante sua formação tiveram a experiência contrária. Para tais profissionais é difícil conceber um diálogo horizontal. As impressões da pedagogia tradicional estão enraizadas e sem mudanças de paradigmas é difícil livrar-se dela. Para mudar de pensamento é preciso experimentar na prática como a metodologias ativas dão bons resultados.
Vantagens de aulas com Metodologias Ativas
Ir para a escola por mera obrigação não é desejo nem dos estudantes nem dos professores. Não há nada mais recompensador do que uma turma animada, participativa e sedenta por conhecimento. Mas para isso acontecer é preciso rever posturas desde o projeto pedagógico institucional até o trabalho na sala de aula.
É fato que se a escola deseja engajamento dos alunos ela precisa promover um ensino que seja atrativo e desperte o interesse. Saber que existe um programa com conteúdos de ensino não é motivo para que o aluno queira participar das aulas. É preciso que os temas ensinados façam sentido, que estimule suas habilidades cognitivas e fortaleça a construção coletiva para sinta que pertence ao grupo.
A partir daí o aluno terá maior autonomia, melhor autoestima, desenvolvendo o pensamento crítico e criando vínculos afetivos que vão ajudar a formar sua identidade enquanto cidadão. A escola passa a ser vista como um ambiente que agrega conhecimentos e por isso sua frequência ocorre de maneira prazerosa.
A vantagem de aulas com metodologias ativas, percebe-se por toda a comunidade escolar. Na medida que os estudantes se comprometem em protagonizar sua aprendizagem se cria um clima mais harmonioso e cooperativo. As escolas que se livram da rotina de aulas expositivas conseguem perceber como o desempenho dos alunos aumentam significativamente.
Veja também o artigo a respeito da Base Nacional Comum Curricular.
Conclusão
É preciso ensinar para o futuro. A sociedade tecnológica se transforma numa velocidade assustadora e a educação para cumprir seu papel necessita acompanhar esse ritmo, porém desenvolvendo um novo perfil de aluno que pensa, que questiona e que age. Não cabe mais passividade e obediência cega. A escola precisa construir conhecimentos a partir de um diálogo participativo.
O uso das metodologias ativas podem ser a chave para uma educação transformadora, pois vê o potencial de cada aluno e ajuda-o a desenvolver habilidades uteis para a vida.
Obviamente que as metodologias ativas só cumprirão seu objetivo se os professores conseguirem se libertar de velhos padrões conforme mostra o vídeo ” Tecnologia e Metodologia” (assista ao vídeo abaixo). É preciso enxergar que essa nova geração, os nativos digitais, têm uma nova visão de mundo, são hiperestimulados e aguardam a oportunidade de serem ouvidos, pois eles têm muito a nos falar.
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Boa leitura!