Pular para o conteúdo
Home » Qual Faculdade Não Precisa de Matemática?

Qual Faculdade Não Precisa de Matemática?

faculdade que não precisa de faculdade

Qual faculdade não precisa de matemática? Se essa é sua dúvida e se você tem sérias dificuldades em aprender matemática, saiba que você não é o único. Pesquisas recentes de avaliações nacionais demonstram que a cada 100 alunos que concluem o ensino na rede pública, apenas 5 conseguem adquirir conhecimento em matemática. Como se pode ver nem todo mundo aprende matemática com tanta facilidade.

O problema é quando há a necessidade cursar alguma graduação, afinal muitos vestibulares a até mesmo em grade curricular de cursos superiores exige-se conhecimento matemático. Também sabemos que mesmo com bons livros de matemática e outros materiais de apoio algumas pessoas sentem dificuldade.

Desse modo, como ser aprovado se o aluno não tem conhecimentos suficientes em matemática? Então se você está enfrentando essa dificuldade, tenha calma, pois iremos apresentar algumas soluções.

Pensando nisso, para facilitar na busca de uma graduação para aqueles que não conseguem aprender matemática, nós preparamos este conteúdo sobre “qual faculdade não precisa de matemática. Então leia até o final e descubra uma lista com 7 das melhores opções para você estudar!

É possível encontrar faculdade que não precisa de matemática?

Sim, é possível encontrar faculdade que não precisa de matemática. Isso porque existem vários tipos de inteligências, então é preciso existir opções de faculdade que explore cada uma delas. É por isso que há faculdades diversas que se ocupam da formação acadêmica em áreas diversas.

Certamente há pessoas que irão se destacar melhor nas graduações que exigem conhecimentos de exatas, enquanto outras terão melhor desempenho em Linguagem, Ciências Humanas e Ciências da Natureza.

O mesmo vale para as profissões, isto é, há profissionais que não detém o saber matemático, mas é bom em outros saberes.

Caso contrário, como explicar um publicitário que cria campanhas incríveis para promover produtos de empresas, mas não sabe fazer uma simples equação matemática?

Portanto, não desista dos estudos caso você tenha dificuldades em matemática.


Lista de faculdade que não precisa de matemática

Você vai conferir agora uma lista com as principais faculdades que não precisam de matemática.

Saiba que são excelentes opções para quem quer fazer uma boa graduação, mas está fugindo daqueles (cá entre nós) cursos chatos que exigem matemática. Veja a seguir!

1. Letras

A faculdade de Letras merece destaque nesta lista de graduação que não precisa de matemática. Isso porque, em muitos casos, pessoas que tem poucas habilidades com números, podem ser bons com as letras. Então se você percebe que tem boa desenvoltura para aprender questões da Língua Portuguesa e da Literatura, é o caminho certo. Além disso, é ótima opção para quem gosta de aprender outro idioma, pois alguns cursos de Letra oferecem essa opção.

Em relação a vagas no mercado de trabalho, saiba que as opções são grandes e boas. É possível que quem é graduado em Letras trabalhe como professor em escolas públicas ou privadas, curso preparatório para o Enem, entre outras opções de lecionar. Além disso, podem exercer cargos em: editoras, áreas de comunicação, redação de jornais, entre tantas possibilidades.

Viu que nem tudo depende de matemática!

Você pretende cursar faculdade de Letras? Então invista em bons livros e leia bastante assim você adquire conhecimentos sobre essa área maravilhosa e que exige muita leitura.

Ah, quer ficar ainda mais informado? Confira nosso artigo: A importância da leitura para nossas vidas.

 2.Comunicação Social

A área da Comunicação Social, também conhecida como Ciência da Comunicação destina-se à formação de profissionais preparados para atuar em comunicação de massa e na comunicação corporativa. Desse modo, como exemplos de boas especializações nas áreas da Comunicação Social podemos exemplificar as faculdades de Relações Públicas e Publicidade e Propaganda.

Quem se forma em Comunicação Social, os chamados comunicólogos, tem a possibilidade de trabalhar em diversos meios. Assim, ao depender do curso específico, podem atuar em emissoras de rádio ou TV, em editoras de revistas e jornais, comunicação corporativa, entre outras.

Enfim, o melhor é que trabalhar na área da Comunicação Social não exige saber matemática.

3. Serviço Social 

O curso de Serviço Social é ideal para aqueles que querem seguir uma carreira que não envolva o estudo da matemática. Isso porque o conteúdo de Ciências Sociais é mais voltado para os conhecimentos de filosofia, teoria política, economia, história e sociologia. 

O profissional assistente social pode trabalhar em organizações públicas, privadas e não governamentais.

A atuação de quem se forma em Serviço Social abrange várias áreas tais como: educação, assistência social, saúde, sistema de justiça, entre outras.

 O profissional que se forma em Serviço Social se torna apto para ter uma melhor compreensão da realidade da sociedade e poder criar estratégias para amenizar os danos das desigualdades sociais existentes.

4.  Artes

Artes pode ser uma excelente alternativa para quem deseja uma faculdade que não precisa de matemática, mas que tenha boas competências em expressões artísticas. Desse modo, faculdade de Artes Visuais são indicadas para aqueles que mesmo não entendendo de matemática, tenham interesse e habilidades com desenhos, atuação teatral, pintura, entre outras.

Geralmente, o bacharel desse ramo pode trabalhar como artista plástico ou na indústria cultural. Isso porque entre as opções de atuação temos como exemplos: Ilustrador, designer, desenhista, fotógrafo, crítico de arte, cenógrafo e museólogo.

Quanto ao licenciado em Artes Visuais pode trabalhar como professor em instituições públicas e privadas de ensinos fundamental e médio. Além disso, pode também atuar como professor em instituições como centros culturais e museus.

5. História

Certamente fazer faculdade de História é uma boa e acessível opção para quem está a procura de uma faculdade que não precisa de matemática. Desse modo, se você não gosta ou é fraco em matemática, se você for bom em leitura, compreensão e interpretação de texto, então o curso de História é perfeito para você.

Se você pretende cursar faculdade de história uma boa dica é investir em livros, assim você adquire conhecimentos sobre essa área tão fascinante.

Saiba que quem cursa História tem boas oportunidades no mercado de trabalho, pois este profissional pode atuar em vários campos de difusão ou produção do conhecimento histórico. 

A atuação do licenciado em História é bem ampla. Alguns exemplos de onde quem é formado em história pode trabalhar é:

  • Professor em escolas públicas ou particulares,
  • Analista ou colunista em meios de comunicação,
  • Gestor de documentos e coleções em museus, entre outras opções.

Já o bacharel em história pode atuar em órgãos públicos em cidades históricas, empresas de turismo, ONGs, entre outros meios. 

6. Psicologia

O curso de Psicologia é uma boa alternativa para quem gosta da área de humanas, isso porque nela você vai estudar os processos mentais dos seres humanos, seus transtornos psicológicos e aspectos do comportamento. 

Desse modo, é uma alternativa para quem quer fazer uma faculdade que não necessita aprender cálculos matemáticos, mas que exija mais a leitura de diversos livros.

Apesar disso, é possível encontrar a disciplina estatística, porém a mesma só se apresenta em dois semestres, mas são saberes mais simples, então não se preocupe.

 Quanto a área de atuação é bem abrangente, o psicólogo pode atuar nas áreas clínica, escolar, social, organizacional, jurídica e hospitalar. 

7. Pedagogia

Pedagogia é ótima alternativa para quem se interessa pelas áreas de Ciências Humanas e Ciências Sociais, assim não tem a necessidade de ter grandes conhecimentos em matemática. Apesar disso, pode ser necessário um conhecimento bem básico em matemática, isso porque você terá poucas disciplinas que envolvem esse conhecimento. 

Então mesmo que você tenha pouco conhecimento matemático, ainda assim pode cursar Pedagogia.

Só para reafirmar: você precisa se tornar bom em Ciências Sociais e Ciências Humanas, mas você NÃO precisa ser bom em matemática. O ideal é que conheça o básico da matemática, assim você vai poder atuar, por exemplo, como um educador infantil (afinal não precisa ensinar grandes fórmulas matemáticas para crianças).

Realmente, o estudante de pedagogia não tem muito contato com a disciplina Matemática durante o curso de licenciatura. Já que no curso de pedagogia estuda, entre outras coisas, muitas teorias de aprendizagem e métodos pedagógicos. 

O mercado de trabalho para quem se forma em Pedagogia é amplo. Desse modo o pedagogo pode atuar como professor na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental e na Educação de Jovens e Adultos. Além disso, o pedagogo pode trabalhar em suporte pedagógico, como: coordenação, direção escolar, supervisão e orientação educacional.

Caso você deseje estudar pedagogia, entenda que você pode também se especializar em libras, saiba mais em o que é Libras.

Aluno que faz faculdade que não precisa de matemática não tem inteligência?

Graduação que não precisa de matemática.
Graduação que não precisa de matemática. Imagem disponível em Pixabay.

Dados recentes do Sistema de Avaliação do Ensino Básico – Saeb apontam que 95% dos alunos que completam os estudos na rede pública não têm conhecimento esperado em Matemática. Certamente é uma situação alarmante, mostra as falhas do sistema educativo, mas não se pode dizer que todos esses alunos não são inteligentes. É bem provável que muitos destes alunos, possam ter uma carreira promissora em muitas áreas da vida.

Desse modo, dizer que aluno que opta por uma faculdade que não precisa de matemática não é inteligente é uma mentira. Do mesmo modo, afirmar que uma pessoa ter dificuldade para aprender matemática é porque ela tem um QI abaixo da média é uma falácia.

Isso porque não existe apenas a inteligência matemática, no entanto há diversos tipos de inteligência e cada indivíduo é capaz de desenvolver diferentes habilidades. Para comprovar isso, segundo a teoria das Inteligências Múltiplas de Howard Gardner são definidos 7 tipos de inteligências:

  • Inteligência lógico-matemática, linguística, intrapessoal, interpessoal, corporal, musical e espacial.

A segunda questão é a correlação entre QI e Matemática é importante, mas não é única variável. Isso quer dizer que o seu resultado de QI não depende apenas da capacidade de aprender matemática, mas também de outras aptidões.

Por tais razões não se sinta alguém sem inteligência caso não seja tão bom em matemática. Isso simplesmente indica que é provável que você tenha mais facilidade para aprender conteúdos de áreas como ciências humanas, ciências biológicas, linguística, entre outras.

Então o melhor é conhecer as opções de graduação que dependam de tais áreas do conhecimento, ou seja, qual faculdade não precisa de matemática.

Conclusão

Para quem procura faculdade que não precisa de matemática, vimos que existem diversas opções, por isso é possível ter uma carreira de sucesso mesmo não tendo muitos conhecimentos matemáticos.

Certamente as opções não se esgotam por aqui, mas deixamos as principais e mais procuradas áreas para aqueles que desejam fazer uma graduação que não tenha matemática como exigência. 

Certamente cada faculdade que não precisa de matematica explora no aluno, outros conhecimentos, tais como nas áreas de Humanas, Ciências Sociais e Biológicas. Por isso, para facilitar passar no vestibular de uma faculdade que não usa matematica e conseguir uma vaga é necessário focar bastante nos estudos dessas outras áreas do saber. Desse modo, ter a noção de qual qual faculdade não tem matematica possibilita também entender qual profissão não precisa de matematica.

Por isso, na lista anterior vocês viram qual faculdade não envolve matemática, assim como qual profissão não precisa de matemática. Isso porque uma está diretamente ligada a outra, isto é, entender qual faculdade não precisa de matemática torna possível conhecer as profissões relacionadas a ela. Então basta escolher a que mais se adequa a seu perfil e explorar a sua inteligência.

Então pesquise, estude muito, leia bons livros, escolha uma profissão que não precise de matemática e foque nos seus objetivos. Boa sorte!

Gostou deste conteúdo? Compartilhe nas redes sociais, pois assim você ajuda a alguém que necessite de conteúdo educacional e informativo.

Obrigada!