Pular para o conteúdo
Home » Trabalhos de Monografia: Estrutura e Características

Trabalhos de Monografia: Estrutura e Características

Trabalhos de Monografia Estrutura e Características

Trabalhos de monografia: Aprenda conosco quais são as principais estruturas e características!

A compreensão da diferença de TCC e monografia é imprescindível, uma vez que a elaboração de ambos consiste em uma etapa relevante e desafiadora da vida acadêmica. Isso porque exige dos estudantes uma análise de caráter aprofundado e sistemático de uma temática específica. 

Continue a leitura e tire suas principais dúvidas sobre este assunto!

Entendendo a estrutura e as características dos Trabalhos de Monografia

Veja bem, a elaboração de monografias, trata-se de uma modalidade de trabalho que é comumente requisitado nos cursos de graduação e de pós-graduação. Por esse motivo, é fundamental que os alunos compreendam a sua estrutura e características desempenham durante o processo de construção de um trabalho de qualidade. 

A introdução dos trabalhos de monografia:

Pois bem, a introdução consiste na primeira seção dos trabalhos de monografia e serve para a apresentação do tema, para a delimitação da problemática de pesquisa assim como para a elaboração de justificativas da relevância do estudo. Ainda assim, é nessa etapa que os estudantes expõem cada um de seus objetivos e a forma como aconteceu a organização do trabalho, com o intuito de despertar o interesse do leitor e de estabelecer as bases para as seções subsequentes.

Revisão da literatura:

Por sua vez, na etapa de revisão de literatura, os estudantes realizam uma análise crítica dos estudos anteriores já existentes e que estão relacionados à temática de pesquisa. É nessa etapa que serão discutidos as principais teorias e abordagens relevantes, assim como as lacunas existentes na literatura. A revisão bibliográfica tem o propósito de situar os leitores no contexto da pesquisa e do embasamento teórico das análises que serão realizadas a seguir.

Metodologia:

A seção de metodologia, no entanto, fornece um detalhamento de cada um dos procedimentos que teve sua utilização para a coleta e para a análise dos dados. É nessa etapa que os alunos podem descrever quais serão os tipos de pesquisa realizados, os instrumentos utilizados além dos métodos de análise e das possíveis limitações do estudo. É fundamental que essa seção seja clara e detalhada o suficiente para que outros pesquisadores possam replicar o estudo.

As considerações finais ou conclusão

Na conclusão, o autor resume os principais resultados obtidos, retoma os objetivos do estudo e avalia sua contribuição para a área de conhecimento. É importante destacar as limitações do trabalho e sugerir possíveis direções para pesquisas futuras. A conclusão deve ser clara e objetiva, proporcionando um encerramento satisfatório para o trabalho.

Além do mais, a originalidade e a citação de fontes, de modo correto, são características essenciais que contribuem para a credibilidade do trabalho. Visto que ao dominar esses elementos, os estudantes estarão mais bem preparados para enfrentar esse importante desafio acadêmico.

Quais são os tipos de produção científica

Trabalhos de Monografia Estrutura e Características - Quais são os tipos de produção científica.
Imagem apresenta acadêmico estudando para produção científica: Trabalhos de monografia. Fonte: Pixabay.com

Ainda assim, a produção científica desempenha um papel fundamental no quesito dos avanços do conhecimento assim como no processo de disseminação das descobertas acadêmicas. Os mais diferentes tipos, através da pesquisa científica, podem abranger uma ampla gama de formatos, cada um com suas características e finalidades específicas.

  • Artigo Científico: Consiste em um dos tipos mais comuns de produção científica. Visto que os artigos podem ter sua publicação em revistas científicas e possuem o objetivo de apresentar os resultados de pesquisas originais. 
  • Teses e Dissertações: Tratam-se de produções acadêmicas elaboradas por estudantes de pós-graduação (mestrado e doutorado). Por sua vez, as teses consistem na escrita de trabalhos mais extensos e aprofundados (por isso é importante durante a seu estudo e elaboração, fazer fichas de leitura) ao passo em que as dissertações são um pouco mais curtas e focadas. É importante destacar que ambas devem apresentar uma contribuição original para os conhecimentos científicos em uma determinada esfera do saber.
  • Monografias: Consistem em trabalhos de pesquisa realizados por estudantes de graduação. De maneira geral, são trabalhos que têm como principal objetivo explorar uma temática específica através da aplicação de conceitos e metodologias que os acadêmicos aprenderam durante o curso.

Se você está fazendo seu trabalho de monografia e precisa de um celular para estudar, confira este vídeo sobre o Samsung Galaxy A22.

Conclusão

Para concluir, é imprescindível destacar que existam outras formas de produção científica, ainda que cada tipo possui as suas particularidades em termos de formato, de estruturação e do público-alvo. No entanto todas as modalidades têm como objetivo principal a contribuição para os avanços do conhecimento científico em suas respectivas áreas.